Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Membros da família

Seus pets no Imposto de Renda: projeto de lei quer deduzir despesas com animais de estimação do IR

Projeto inclui na lista de deduções do IR gastos com petsque vão desde ração a aparelhos ortopédicos

planos de saúde para pets
Imagem: Pixabay

Um projeto de lei apresentado neste ano prevê deduzir as despesas com alimentação de pets e tratamento veterinário do Imposto de Renda da Pessoa Física.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No PL 1529/2023, de autoria do deputado federal Felipe Becari (União-SP), a dedução dos gastos com cuidados de animais domésticos contribuiria com a preservação e bem estar deles, além de estimular indiretamente a adoção dos pets.

"Tal medida se mostra de extrema relevância nacional, vez que o país possui hoje mais de 180 mil animais abandonados ou resgatados por maus tratos, sob a tutela das heroicas ONGs e grupos de Protetores", diz o texto.

O projeto inclui na lista de dedução os gastos com alimentação, planos de saúde veterinários, exames, fisioterapia, medicamentos e até próteses e aparelhos ortopédicos. O limite anual seria definido por regulamentação do Poder Executivo.

Vale destacar que o texto exige que, para que haja dedução do IR, os pagamentos efetuados tenham nota fiscal que detalha os serviços prestados, com dados do prestador de serviço e do tutor do pet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta tem caráter conclusivo, ou seja, deve ser submetida apenas à apreciação das comissões da Câmara dos Deputados.

Leia Também

Plano Brasil Soberano

Governo reduz exigência e libera crédito para mais empresas exportadoras; veja quem pode pedir financiamento

ANVISA MANDOU RECOLHER

Pseudomonas aeruginosa: O que é a bactéria que foi detectada nas águas da Crytal e é a mesma do caso dos detergentes da Ypê

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
corpus-christi-folga-trabalho-abre-e-fecha-do-feriado 3 de junho de 2026 - 6:06
2 de junho de 2026 - 11:58
ID da foto:2230080278 2 de junho de 2026 - 11:26
1 de junho de 2026 - 19:07
Homem com binóculo, em torre de observação na floresta, olha sinais na economia para entender o caminho da Selic, taxa básica de juros 1 de junho de 2026 - 19:07
Logo do FGC com um fundo de notas de reais 1 de junho de 2026 - 16:47

FUNDO COM LIMITES

FGC: novas regras passam a valer nesta segunda; veja o que muda

1 de junho de 2026 - 16:47
USP 1 de junho de 2026 - 14:44
1 de junho de 2026 - 14:28

CAMPEÃO DA VEZ

Brasil campeão? Goldman Sachs diz quem deve erguer a taça

1 de junho de 2026 - 14:28
cerveja brahma ambev 1 de junho de 2026 - 11:01
Copa do Mundo 2026 1 de junho de 2026 - 11:01
As bandeiras da China e da União Europeia 30 de maio de 2026 - 17:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar