*Atualizado às 14h27 com o posicionamento do Itaú Unibanco.
Diversos usuários do X, antigo Twitter, relataram estar com problemas para transferir dinheiro via Pix. Bancos como Nubank, Itaú e Inter registraram um aumento repentino de reclamações dos clientes, segundo o portal Down Detector.
O Pix se tornou o meio de pagamento preferido dos brasileiros desde o seu lançamento em 2020. Segundo dados do Banco Central, são mais de 650 milhões de chaves, movimentando mais de R$ 1,5 bilhão no mês passado.
A população brasileira abraçou o Pix e guardou o cartão de débito na carteira na hora de fazer compras. O sistema de pagamentos instantâneo desenvolvido pelo Banco Central ultrapassou em dois anos o número de transações registradas nos cartões de débito.
O Seu Dinheiro solicitou um esclarecimento sobre o Pix estar fora do ar ao Banco Central e não recebeu retorno até a conclusão desta reportagem. O posicionamento será adicionado assim que a autoridade monetária enviar uma resposta.
PIX fora do ar: o que dizem as instituições
Em nota enviada à reportagem, o Itaú informou "que identificou uma instabilidade no serviço de transferências via Pix no final da manhã desta segunda-feira (25). O processo já foi restabelecido e normalizado para todos os clientes. O Itaú pede desculpas a seus clientes por qualquer inconveniente."