Com uma receita de US$ 52,48 bilhões, a menor entre seis das maiores petroleiras do mundo com ações negociadas em bolsas de valores, a Petrobras (PETR3;PETR4) pagou US$ 10,92 bilhões em dividendos referentes aos meses de janeiro a junho deste ano.
A base para essa distribuição bilionária foi a política de dividendos anterior da companhia, que destinava 60% do fluxo de caixa livre — diferença entre o fluxo de caixa operacional e investimentos — aos acionistas. Agora, esse percentual foi reduzido para 45%.
De acordo com uma pesquisa feita pelo vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Felipe Coutinho, a estatal pagou aos acionistas um montante mais de cinco vezes superior ao que realizou em investimentos líquidos. Só para que você tenha uma dimensão melhor, a Exxon Mobil, que foi a segunda petroleira a distribuir mais dividendos no 1T23, pagou aos acionistas 80% do total dos investimentos realizados.
Diante disso, será que manter a distribuição de dividendos nesse nível é sustentável e não coloca em risco o futuro da Petrobras? É isso que nós revelamos em uma publicação exclusiva no nosso perfil do Instagram.
Veja abaixo e aproveite para seguir o Seu Dinheiro no Instagram (basta clicar aqui). Assim, você recebe DE GRAÇA:
- Alertas com insights de investimentos que podem colocar uma boa grana no seu bolso;
- Análises de mercado exclusivas que te ajudam a tomar as melhores decisões para o seu dinheiro;
- A opinião dos principais analistas e gestores do país consultados pela nossa equipe de repórteres especiais.
Tudo isso de graça, com conteúdos práticos e sem enrolação. Clique aqui e siga o Seu Dinheiro no Instagram.
Além da distribuição de dividendos da Petrobras, veja também — o que não te contaram sobre o futuro da Selic e o que esperar do dólar, renda fixa e bolsa agora
Depois de um ano estacionada em 13,75%, a Selic finalmente começou a cair no começo deste mês. E, para os analistas, o ciclo de queda da taxa deve estar só começando. Por isso, no mais recente episódio do podcast Touros e Ursos, nossa equipe de repórteres especiais debate o que esperar da renda fixa, dólar e Ibovespa.
Veja os detalhes sobre as projeções do mercado para bolsa e as perspectivas para os demais investimentos no vídeo abaixo, e aproveite para se inscrever no nosso canal do YouTube (basta clicar aqui). Assim você recebe alertas sempre que publicarmos um novo conteúdo relevante para seu bolso por lá. Clique aqui e se inscreva no nosso canal do YouTube!