O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Segundo dados da Meltwater e We Are Social, o tempo médio global de conexão foi de 397 minutos diários, equivalente a 6 horas e 37 minutos por dia
Não há dúvidas de que a internet assumiu um papel vital na sociedade nos últimos anos, especialmente em tempos de pandemia. A questão é: quanto tempo do dia é gasto online?
Em 2022, as pessoas passaram em média mais de um quarto do dia navegando pela internet. Segundo dados da Meltwater e We Are Social, o tempo médio global de conexão foi de 397 minutos diários, equivalente a 6 horas e 37 minutos por dia.
Os números consideraram usuários por todo o planeta, com idades entre 16 e 64 anos.
Ou seja: em um ano, o mundo como um todo passou 2.415 horas online — o que corresponde a quase 30% do tempo disponível.
Ainda que o período gasto online em 2022 seja considerável, esse não é o maior tempo de internet já atingido pela sociedade.
O tempo diário global do ano passado representa queda de 4,8% em comparação com 2021, quando a média era de 6 horas e 57 minutos.
Leia Também
Vale destacar que o número é apenas uma média mundial. Se analisados individualmente, o tempo gasto online variou — e muito — de país para país.
A África do Sul liderou a corrida do vício por conexão, com uma média de 578 minutos (9 horas e 38 minutos) gastos online por dia.
Apesar de não ocupar o primeiro lugar no ranking de países mais viciados em internet, o Brasil levou a medalha de prata na disputa. No ano passado, os brasileiros passaram, em média, 572 minutos (9 horas e 32 minutos) conectados por dia.
E aqui vai uma observação particular: assim que vi o estudo, eu mesma fui ao telefone conferir meu uso diário. Na última quarta-feira, gastei 10 horas e 39 minutos em conexão — isso apenas no celular.
O terceiro lugar foi ocupado pelas Filipinas, que gastaram uma média de 554 minutos (9 horas e 14 minutos) na internet por dia.
O quarto e quinto lugar pertencem aos argentinos e colombianos, com tempo médio de 541 minutos (9 horas e 1 minuto) de uso diário da internet.
Os Estados Unidos também superaram a média global no ano passado, com gasto médio diário de 419 minutos (6 horas e 59 minutos) dedicados à internet.
A maior parte da Europa gasta menos tempo conectada na internet do que a média mundial, segundo o estudo publicado na Atlas VPN.
A Áustria dedicou uma média de 322 minutos (5 horas e 22 minutos) ao uso da internet por dia. Já na Alemanha, o tempo médio gasto online foi de 312 minutos (5 horas e 12 minutos).
A Dinamarca foi o país europeu com menor tempo médio diário de conexão. Os dinamarqueses passaram uma média de 298 minutos (4 horas e 58 minutos) na Internet diariamente.
O Japão foi o país “menos viciado” em internet no ano passado. De acordo com os dados, os japoneses usaram apenas 225 minutos (3 horas e 45 minutos) do dia conectados online.
O estudo da Meltwater e da We Are Social ainda identificou os motivos pelos quais as pessoas passam tanto tempo conectadas à internet.
A principal razão citada pelos usuários entrevistados é a busca por informação: cerca de 57,8% das pessoas utilizam a internet para se informarem. Além disso, quase metade dos entrevistados (50,9%) citou a internet como meio de acompanhar notícias e eventos.
O segundo motivo mais citado foi a relação com as pessoas mais próximas, indicado por 53,7% como motivo principal para a conexão online.
Confira outras razões destacadas pelos entrevistados:
Região concentra minerais-chave da transição energética e pode ganhar protagonismo na disputa entre EUA e China, dizem autoridades
Com bloqueio no Estreito de Ormuz, companhias aéreas cortam rotas e criam taxas extras diante da disparada do combustível
Marcelo Gasparino chega ao conselho defendendo alinhamento ao mercado internacional, enquanto governo tenta segurar reajustes
Com riscos geopolíticos e inflação no radar, banco sugere diversificação global e vê força no petróleo e metais industriais
Com feriado de Tiradentes, semana começa mais lenta no Brasil, enquanto EUA, Europa e China concentram dados relevantes de atividade, inflação e consumo
A estatal voltou ao centro das atenções após a aprovação, em assembleia, de proventos referentes a 2025; crescimento da ação também foi destaque
O anúncio da oferta de compra do Master pelo banco estatal controlado pelo governo do Distrito Federal foi feita em março de 2025
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de sábado (18). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Caixa retoma sorteios das loterias amanhã (20).
Ranking da Grana Capital mostra os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos em 12 meses
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de sexta-feira (17). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (17), Mega-Sena, Quina, Timemania e +Milionária prometem prêmios de oito dígitos.
Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira aos 68 anos. O brasileiro é reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.
João Scandiuzzi, estrategista-chefe do BTG Pactual, explicou quais são as perspectivas para o cenário macroeconômico em participação no VTEX Day
Presidente Lula sancionou lei que permite a realização de três exames por ano; salário no final do mês não será afetado
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (16). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Destaque para a Quina, que pode pagar R$ 20 milhões hoje (17).
Após um março sem feriados, brasileiros poderão descansar uma segunda vez em abril com Tiradentes
A nova edição do ranking de responsabilidade corporativa da Merco no Brasil traz um recorte mais detalhado por pilares — ambiental (E), social (S) e governança (G), mostrando a posição de cada empresa em todos eles
Notificação a milhares de companhias coloca créditos de PIS/Cofins em xeque e pode mexer com as estimativas do setor; veja o que dizem os especialistas
A repercussão foi tamanha que Nassim Taleb, cuja fama costuma ser restrita ao mundo das finanças, respondeu a Jade Picon no X
O financiamento imobiliário exige planejamento por representar décadas de dívidas e a organização de documentos é a primeira etapa; veja o que é preciso ter em mãos
Filho mais velho de FHC foi nomeado como curador provisório do pai, que sofre em grau avançado da doença de Alzheimer