🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Flavia Alemi
Flavia Alemi
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.
Mania de você

Morre Rita Lee — e nem sentimos nossos pés no chão

A rainha do rock brasileiro conseguiu ser vanguardista e eterna ao mesmo tempo

Flavia Alemi
Flavia Alemi
9 de maio de 2023
16:12 - atualizado às 18:24
Rita Lee em apresentação no Credicard Hall em 2010
Imagem: Alexandre Cardoso/Wikimedia Commons

"Um belo dia resolvi mudar
E fazer tudo o que eu queria fazer
Me libertei daquela vida vulgar
Que eu levava estando junto a você
"

Rita Lee levava uma vida sossegada quando deixou o Brasil mais careta na noite de segunda-feira (8), partindo após 75 anos de luta por um país mais livre.

Irreverente, sarcástica, forte e apaixonante são alguns dos adjetivos que a rainha do rock brasileiro merece, mas estão longe de definir sua importância para a música e as gerações que a ouviram cantar. Rita conquistou a façanha de ser vanguardista e eterna ao mesmo tempo; até hoje, é a artista de rock que mais vendeu discos no Brasil.

Nascida em 31 de dezembro de 1947, Rita Lee rompeu com padrões desde cedo em sua intensa vida, marcada por sexo, drogas e 'roquenrou'. Transgressora, ela atribuía essa faceta a um episódio trágico de estupro ocorrido aos seis anos de idade que fez com que as mulheres da família, na sua visão, relevassem seus "desajustes comportamentais".

"Me tratavam como uma espécie de aleijadinha psicológica", escreveu, em sua autobiografia. "E essa proteção extra se seguiu inclusive na minha vida adulta. As saias justas pelas quais passei com drogas, prisão, críticas e boatos foram entendidas como 'a dor que ela carrega na alma por causa daquilo, tadinha'".

Ovelha Negra

"Baby, baby
Não adianta chamar
Quando alguém está perdido
Procurando se encontrar
"

Filha caçula, Rita Lee teve contato com a música pelo rádio de casa, que tocava dos sambas de Emilinha Borba às interpretações jazzísticas de Fred Astaire. Mais tarde, essas referências se mostraram cruciais para as composições da banda que formou com seu então marido, Arnaldo Baptista: Os Mutantes, um dos grandes expoentes da Tropicália.

O casamento conturbado durou de 1968 a 1972, enquanto Rita já dava seus primeiros passos na carreira solo com o álbum Build Up, de 1970. Naquela década, lançou alguns dos seus principais sucessos, como Ovelha Negra e Jardins da Babilônia.

Como quase todo músico brasileiro que se prezasse, Rita foi presa pela ditadura militar em 1976, acusada de porte ilegal de maconha.

Já separada de Arnaldo Baptista e grávida de seu primeiro filho com Roberto de Carvalho — seu parceiro até o último suspiro —, Rita passou quase dois meses encarcerada e chegou a ter um sangramento que colocou a gestação em risco.

Só conseguiu assistência médica por intervenção de Elis Regina, que a visitou na prisão e ameaçou convocar uma coletiva de imprensa para denunciar o que se passava. Ela também contou com a ajuda de João Araújo, fundador da Som Livre e pai de Cazuza, para apressar os trâmites legais que a levaram a um julgamento.

Foi condenada a um ano de prisão domiciliar; quando anunciou a volta aos palcos, os ingressos para vê-la se esgotaram e os poucos que estavam nas mãos de cambistas custavam pequenas fortunas.

Rita Lee foi a artista feminina mais censurada pela ditadura militar brasileira.

Jardins da Babilônia

"Minha saúde não é de ferro, não
Mas meus nervos são de aço
Pra pedir silêncio, eu berro
Pra fazer barulho eu mesma faço
"

Mania de Você, lançada em 1979, revolucionou ao trazer uma letra sobre sexo cantada sob a ótica feminina. Segundo Rita, foi composta em cinco minutos, "com o inspiradíssimo script de uma recém-trepada perfeita". Até hoje, permanece como uma das músicas mais tocadas da rainha.

Àquela altura, a parceria com Roberto de Carvalho rendia frutos tanto na música quanto no casamento. Depois do primogênito, Beto, nascido em 1977, o casal teve João, em 1979, e Antônio, em 1981 — no ano de nascimento de seu terceiro filho, Rita alcançou uma marca que apenas Roberto Carlos detinha até então: um milhão de discos vendidos.

Os anos 1980 foram conturbados para Rita Lee, tendo de conciliar a vida de mãe com a de uma estrela do rock e lidando, ao mesmo tempo, com a partida de familiares queridos. De turnês internacionais a clínicas psiquiátricas, de sucessos retumbantes a críticas ferrenhas, ela experimentou de tudo um pouco.

Encontrou apoio nas drogas e no álcool, com quem teve uma relação de idas e vindas ao longo dos anos 1990. O vício afetou, inclusive, seu casamento com Roberto, que já havia parado com o abuso de substâncias há algum tempo.

Em sua autobiografia, Rita revela que, em algum momento, houve uma inversão de papéis com seus filhos, que se viram algumas vezes tendo de dar banho e colocá-la na cama desacordada.

Baila Comigo

"Baila comigo
Como se baila na tribo
Baila comigo
Lá no meu esconderijo
"

A produção musical, contudo, não ficou parada e Rita Lee lançou seis álbuns. Um deles foi o Acústico MTV, que trouxe convidados especiais, como Milton Nascimento, Paula Toller, Cássia Eller e Titãs.

A carreira de sucesso se refletiu também nas novelas da Globo. Ela foi a cantora com maior número de músicas para trilhas sonoras, com mais de 70 faixas em discos de novelas.

Com o nascimento de sua primeira neta, Ziza, em 2005, Rita prometeu ficar limpa em definitivo. Em 2012, teve sua "primeira última apresentação" da carreira no Festival de Verão Sergipe. Na ocasião, saiu em defesa de membros de seu fã-clube que estavam sendo revistados com truculência por policiais.

"Esse show é meu, não é de vocês. Esse show é a minha despedida do palco e vocês continuam tendo que guardar as pessoas, não tendo que agredir, seus cachorros!", esbravejou Rita. Quando o show terminou, ela foi intimada a prestar depoimento.

Como não foi a despedida que planejava nem merecia, Rita fez sua última apresentação de fato em 25 de janeiro de 2013, no aniversário de 459 anos da cidade de São Paulo.

Desculpe o Auê

"Da próxima vez eu me mando
Que se dane meu jeito inseguro
Nosso amor vale tanto
Por você vou roubar os anéis de Saturno
"

Rita Lee passou a última década numa casa de campo com Roberto de Carvalho e seus animais de estimação. Há dois anos, foi diagnosticada com câncer de pulmão, anunciando publicamente sua cura em abril do ano passado.

A última aparição foi há poucas semanas, quando Roberto publicou um vídeo dos dois assistindo ao programa Altas Horas, que teve uma edição especial totalmente dedicada à carreira de Rita.

Inspiração para homens e, principalmente, mulheres, Rita mostrou que é possível ser perfeita dentro de toda sua imperfeição.

Obrigada, Rita. De você, não esqueço jamais.

Compartilhe

BOLETIM FOCUS

“Efeito Campos Neto” leva a reviravolta nas projeções para a Selic no fim deste ano

23 de abril de 2024 - 10:14

Em apenas uma semana, a expectativa para a Selic em dezembro passou de 9,13% para 9,50% ao ano, de acordo com o último boletim Focus

LOTERIAS

Haja sorte: Lotofácil tem dois ganhadores — e eles apostaram na mesma cidade! Quina e Lotomania acumulam

23 de abril de 2024 - 9:33

Duas apostas cravaram as 15 dezenas da sorte no concurso 3085 da Lotofácil. Saiba de onde vieram os bilhetes vencedores e os números sorteados na loteria

DE OLHO NAS REDES

“É mais fácil acreditar no Papai Noel do que na meta fiscal do governo Lula”: chances de superávit foram praticamente anuladas

22 de abril de 2024 - 20:39

“É mais fácil encontrar alguém que acredite em Papai Noel do que na meta zero do Lula”. É assim que o editor do Seu Dinheiro, Vinicius Pinheiro, introduz seu eleito ao Urso da semana, no mais recente episódio do podcast Touros e Ursos.  Quem levou a menção nada honrosa foi o arcabouço fiscal, “que deu […]

DE OLHO NAS REDES

Juros não estão sendo capazes de colocar a economia dos EUA de joelhos e quem ‘paga o pato’ somos nós — e o resto do mundo

22 de abril de 2024 - 17:45

Em sua mais recente participação no podcast Touros e Ursos, nossa equipe conversou com o CIO da Empiricus Gestão, João Piccioni, sobre dois temas: as tensões cada vez mais acirradas no Oriente Médio e os juros nos EUA.  Sobre o primeiro tópico ele foi claro ao dizer que o mercado não se importou tanto com […]

RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA

Desenrola para MEI: Entenda como vai funcionar o Descomplica Pequenos Negócios

22 de abril de 2024 - 15:20

O ‘Desenrola para MEI’ faz parte do projeto Acredita, que possui quatro eixos para incentivar o empreendedorismo no país

Imposto de volta

Receita abre nesta terça (23) consulta ao lote residual de restituição do imposto de renda do mês de abril de 2024; veja quem vai receber

22 de abril de 2024 - 11:00

Serão contemplados 353.348 contribuintes, a maioria prioritários, com um valor de R$ 457.737.780,06

AGENDA DE RESULTADOS

Temporada de balanços 1T24: Confira as datas das divulgações e horários das teleconferências das principais empresas da B3

22 de abril de 2024 - 6:41

Divulgação dos balanços do 1T24 começa ainda em abril e as principais empresas de capital aberto vão divulgar seus resultados a partir de maio

EM INVESTIGAÇÃO

Ação na Justiça brasileira contra Elon Musk pede indenização bilionária após ‘cabo de guerra’ com ministro Alexandre de Moraes

21 de abril de 2024 - 16:45

A Defensoria Pública da União ajuizou uma ação cível pública contra o dono do X (antigo Twitter) por danos morais e sociais

SELIC MAIOR?

Inflação: sucessor de Campos Neto deve enfrentar a ‘velha inimiga’ mais forte em 2025

21 de abril de 2024 - 15:17

Mandato do atual presidente do Banco Central termina em dezembro deste ano; a inflação acima da meta deve continuar a ser uma ‘pedra no sapato’ para o BC

LOTERIAS

Novo milionário da vez: Um aposta acerta a Mega-Sena e leva mais de R$ 100 milhões para casa; veja qual foi a cidade premiada

21 de abril de 2024 - 10:19

Outras 145 apostas acertaram a Quina, com o prêmio de mais de R$ 40 mil; o valor estimado para o próximo sorteio é de R$ 3,5 milhões

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar