“Alguém vai ter que pagar essa conta”: crise previdenciária pode deixar milhões vulneráveis no mundo todo — mas Brasil pode ter uma solução, destaca PhD pelo MIT
“Cinquenta por cento das pessoas nos Estados Unidos não têm reservas para a aposentadoria. O governo vai ter que resgatá-las. Este será um problema existencial para o país, porque todas essas pessoas vão se aposentar sem dinheiro. E alguém vai ter que pagar essa conta”. Quem disse isso foi Arun Muralidhar, economista e PhD pelo […]

“Cinquenta por cento das pessoas nos Estados Unidos não têm reservas para a aposentadoria. O governo vai ter que resgatá-las. Este será um problema existencial para o país, porque todas essas pessoas vão se aposentar sem dinheiro. E alguém vai ter que pagar essa conta”. Quem disse isso foi Arun Muralidhar, economista e PhD pelo M.I.T, em uma entrevista exclusiva para o Seu Dinheiro. Ele alerta para uma possível crise previdenciária que vários países podem enfrentar em alguns anos.
Diante disso, ele deixa claro que o Brasil desenvolveu um produto que pode ser o antídoto para esse problema e afirma: “Eu digo para representantes de vários países e também do Banco Mundial: copiem o Brasil”.
A solução mencionada trata-se de um produto que foi desenvolvido pela B3 e Tesouro Direto e foi baseado em uma teoria de Muralidhar e do prêmio Nobel de Economia, Robert Merton.
Em uma publicação na nossa página do Instagram, nós damos detalhes sobre isso, veja abaixo e aproveite para nos seguir por lá (basta clicar aqui). Assim, você recebe de graça:
- Alertas com insights de investimentos fora do radar;
- Análises de mercado exclusivas que te ajudam a tomar as melhores decisões para o seu bolso;
- A opinião de grandes analistas e gestores consultados pela nossa equipe de repórteres especiais.
Além de notícias relevantes sobre o mercado financeiro com potencial de abalar o seu patrimônio. Clique aqui e aperte em seguir o Seu Dinheiro no Instagram!
ALÉM DA POSSÍVEL CRISE PREVIDENCIÁRIA, VEJA TAMBÉM — Não era para o Ibovespa estar decolando agora que a Selic caiu? O que está puxando o índice para baixo
Em outra publicação na nossa página do Instagram, mostramos quais são os motivos por trás das 12 quedas consecutivas que o Ibovespa enfrentou nos últimos pregões e explicamos o que está acontecendo. Afinal, não era para o índice estar disparando agora que o ciclo de cortes na Selic finalmente começou?
Veja logo abaixo os motivos e não se esqueça de nos seguir no Instagram (basta clicar aqui). Assim, você fica por dentro de todas as análises que realmente importam para seu bolso. Clique aqui e siga o Seu Dinheiro no Instagram.
CHEGOU A HORA
Assista ao vivo ao sorteio da Lotofácil da Independência 2026
15 de setembro de 2026 - 20:01B3 WEEK 2026
Copom amanhã: quanto você pagaria para apostar na decisão? Mercado de previsões entra no radar do investidor brasileiro; entenda como funciona
15 de setembro de 2026 - 19:14B3 WEEK 2026
“Recolocar o Brasil nos trilhos não é tão difícil assim”, diz economista-chefe do Bradesco. O que precisa acontecer para a bolsa brasileira finalmente decolar?
15 de setembro de 2026 - 18:22PREJUÍZO NO RADAR
Greve da Caixa Econômica pode afetar o seu bolso: entenda como se proteger dos riscos se você vai comprar um imóvel
15 de setembro de 2026 - 15:36NOVAS REGRAS
Motoristas ganham prazo extra para dirigir com a CNH vencida; entenda a nova regra
15 de setembro de 2026 - 13:13SEGURANÇA E ESTABILIDADE
Casa própria vale mais para a qualidade de vida do que viagens e lazer, mas exige cuidado para não virar pesadelo
15 de setembro de 2026 - 11:59MADAME SATÃ É FICHINHA
Oligarca ligado a Putin pagou parte da festa de casamento de filho de Trump nas Bahamas
15 de setembro de 2026 - 11:13SEM DAR PITI
Quem causar confusão em voos poderá pagar multa de até R$ 17 mil e ser proibido de voar; confira as novas regras da Anac
15 de setembro de 2026 - 10:41BENEFÍCIO OU PESADELO?
Divisão de 25% do lucro e escala 5×2: como uma rede de supermercados usa benefícios para atacar o maior desafio do setor
15 de setembro de 2026 - 10:20OLHO NO RELÓGIO
Caixa adia sorteio da Lotofácil da Independência, mas ele ainda ocorre hoje; prazo para apostas também muda
15 de setembro de 2026 - 6:57LCIs e LCAs
A crítica de André Esteves aos títulos isentos: ‘sou detentor, emito esses títulos, mas está simplesmente errado’
14 de setembro de 2026 - 19:15ALERTA DE PROMOÇÃO!
Leilão da Casas Bahia promete eletrodomésticos com até 75% de desconto; veja como participar
14 de setembro de 2026 - 14:55MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Oceano Atlântico bate recorde negativo em temporada de furacões — e a culpa é do El Niño
14 de setembro de 2026 - 14:06QUASE LÁ!
Prazo para disputar os R$ 300 milhões da Lotofácil da Independência se aproxima do fim; veja até que horas é possível apostar e quando será o sorteio
14 de setembro de 2026 - 9:09Conteúdo Market Makers
Pesquisa mostra Flávio Bolsonaro e Augusto Cury numericamente à frente de Lula no segundo turno; como investir neste cenário?
14 de setembro de 2026 - 9:00DESALECERAÇÃO DA IA
Dona do ChatGPT descarta IPO neste ano e executivos fazem alerta sobre IA: haverá um freio na tecnologia?
13 de setembro de 2026 - 18:03DEIXOU DE SER EXCLUSIVO
Venda de apartamentos de luxo despenca 53% em São Paulo. Quais os planos das incorporadoras para os super-ricos?
13 de setembro de 2026 - 14:35MAIS LIDAS DO SD
Palpites da IA para a Lotofácil da Independência, risco de calote no Tesouro Direto e loja de luxo da JHSF: o que bombou nesta semana
13 de setembro de 2026 - 11:32É BOM SABER