O julgamento de Sam Bankman-Fried, conhecido como SBF, ex-CEO da corretora de criptomoedas (exchange) FTX começou há uma semana. Nesta terça-feira (10), o depoimento de Caroline Ellison, ex-chefe da Alameda Research, pode colocar o ex-magnata em maus lençóis.
De acordo com documentos publicados pela corte que analisa o caso, Ellison admitiu a fraude nas contas da Alameda e culpou o próprio SBF pelos problemas na corretora e na divisão de investimentos do grupo FTX.
Segundo ela, SBF “configurou os sistemas” que levaram a Alameda a retirar cerca de US$ 14 bilhões em fundos dos clientes da exchange. Ellison também é ex-namorada de Bankman-Fried.
Pouco antes do colapso da corretora, em novembro do ano passado, uma reportagem do Coindesk acusava a corretora de usar os recursos dos clientes da FTX na divisão de investimentos do grupo, a Alameda Research.
Porém, as perdas desses investimentos e o uso do FTT, o token da FTX, como colaterais das negociações fizeram com que a exchange entrasse em uma espiral da morte, levando ao seu pedido de reestruturação empresarial.
- Com apenas 3 reais você pode investir nessa criptomoeda desconhecida e obter lucros até 100x maiores; entenda aqui
Depoimento complica ex-CEO da FTX
Ainda segundo Ellison, “a Alameda pegou vários bilhões de dólares de clientes da FTX e os usou em investimentos”. Além disso, continua, ela enviava balanços fraudados que faziam os negócios da divisão de investimento parecerem menos arriscados do que realmente eram.
Ellison se declarou culpada das acusações da corte, bem como o co-fundador da FTX, Gary Wang. Ambos entraram em um acordo com a Justiça dos EUA em busca de um alívio da pena.
Se as acusações forem comprovadas, o ex-bilionário de 31 anos ficará bastante encrencado.
Isso porque uma das estratégias da defesa de SBF é reforçar o discurso de que ele não tinha a intenção de cometer fraudes. Esse tipo de crime pode render uma pena de até 20 anos de prisão nos EUA.
As acusações contra SBF
Ao todo, SBF enfrenta sete acusações de fraude e conspiração envolvendo o colapso da corretora, que deu um prejuízo estimado em US$ 8,9 bilhões aos clientes, em valores atualizados.
Caso receba pena máxima por todas as acusações que pesam contra ele, SBF pode ser condenado a mais de 100 anos de prisão.
Confira as acusações apresentadas contra ele até agora:
- Conspiração para cometer fraude contra clientes da FTX;
- Fraude contra clientes da FTX;
- Conspiração para cometer fraude contra credores da Alameda Research;
- Fraude contra credores da Alameda Research;
- Conspiração para cometer fraudes de commodities;
- Conspiração para cometer fraudes de valores mobiliários;
- Conspiração para cometer lavagem de dinheiro.
Devido à complexidade do processo, observadores consideram provável que o julgamento só termine em 2024.