Site icon Seu Dinheiro

Real digital ganha novo nome: criptomoeda do Banco Central passa a chamar Drex

Real Digital

O Banco Central acaba de divulgar o nome oficial do projeto piloto do real digital (RD). A criptomoeda do BC passará a se chamar Drex, uma abreviação de digital real x. O anúncio foi feito pelo coordenador do projeto do RD, Fábio Araújo, nesta segunda-feira (07).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de ter ficado conhecido como “criptomoeda do Banco Central”, o Drex faz parte de uma classe específica de ativos digitais chamadas CBDCs — ou Central Bank Digital Currencies. Leia mais sobre outros projetos do gênero aqui

O BC iniciou a incorporação dos participantes selecionados pela instituição para o desenvolvimento do projeto piloto do real digital à plataforma do RD em julho de 2023. A expectativa é de que a CBDC brasileira seja lançada em 2024. 

O que é o real digital — ou Drex?

O Drex nada mais é do que a representação virtual da moeda corrente brasileira. Ele foi criado pelo Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) do Banco Central, em uma edição especial chamada LIFT Challenge.

As diferenças começam a partir do momento que o Drex é integrado a um sistema blockchain, que permite a troca de informações seguras entre participantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A versão tokenizada do real terá como foco principal as transações de atacado — entre empresas e instituições — e será menos focada na população, que já usa o PIX como método de pagamento instantâneo. Leia perguntas e respostas sobre o real digital aqui.

Exit mobile version