Site icon Seu Dinheiro

Por que os acionistas da EDP Brasil (ENBR3) receberam uma oferta que não devem recusar

EDP Brasil (ENBR3)

EDP Brasil (ENBR3)

Você acorda num belo domingo e, inspirado por um lindo céu azul, resolve tirar a sua bicicleta empoeirada da garagem para dar uma volta. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para falar a verdade, você tinha parado de andar de bicicleta porque ela estava velha, desalinhada e te deixava na mão algumas vezes. 

Por sorte, naquele dia, tudo correu bem. Quer dizer, corria bem. Porque depois de um passeio relaxante e revigorante, o dia estava prestes a mudar radicalmente. 

Faltando cerca de vinte metros para chegar em casa, você é abordado por um sujeito que nunca viu na vida. 

 "Hey!", ele grita, tentando chamar a sua atenção. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com medo, você desvia o olhar, inutilmente. Ele insiste, dessa vez segurando a bicicleta pelo guidão. Agora você não tem como fugir. Então ele diz: 

"Hey, olha pra mim! Eu vou levar a sua bicicleta velha pelo preço de uma bicicleta novinha, e você não ouse reclamar". 

O sujeito quer pagar o preço de uma bicicleta nova na sua bicicleta velha e já um pouco desalinhada. Você vai reclamar da oferta?

Isso realmente acontece 

Essa situação pode parecer meio maluca, mas acontece com alguma frequência no mundo dos investimentos, e é chamada de Oferta Pública de Aquisição (OPA), quando um acionista relevante faz uma oferta pública para comprar todas as ações em circulação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você deve ter visto que a maior alta de ontem (2) no Ibovespa foi a da ENBR3, ação da Energias do Brasil (EDP Brasil), empresa do setor elétrico que tem ativos de distribuição, geração e transmissão. A ação fechou o pregão com valorização de +15% em um único dia. 

O motivo? O controlador da companhia fez a seguinte proposta para todos os outros acionistas: "eu vou comprar as suas ações por preços 20% maiores do que os atuais, e vocês não vão reclamar." 

É claro que não é bem assim, os acionistas têm o direito de recusar, mas, às vezes, a oferta é tão boa, tão boa, que faz todo o sentido aceitá-la. Foi exatamente o caso de ENBR3, e sabe quem ganhou um bom dinheiro com isso?

Os assinantes do Vacas Leiteiras, que tinham as ações em sua carteira e puderam vendê-las ontem com um ótimo lucro de mais de 100% desde a recomendação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Proposta irrecusável

Não me entenda mal, nós gostamos de ENBR3. 

A EDP Brasil tem um modelo de negócios pouco cíclico e paga bons dividendos aos acionistas. E, nos últimos anos, ela surfou uma combinação de fatores positivos que ajudaram os resultados: melhora operacional no segmento de distribuição, reajustes de tarifas por IGP-M (que explodiu durante a pandemia), entrada em operações de transmissão e venda de ativos de geração por preços muito atrativos, o que ajudou bastante no aumento dos lucros, Fluxo de Caixa Livre e na valorização dos papéis. 

O problema é que, depois de tantos fatores jogando a favor, entendemos que os preços já refletem um cenário bem otimista pela frente também. 

Por gostar do prêmio de 20% oferecido pelo controlador em um momento em que já vemos as ações muito bem precificadas, preferimos aceitar a oferta e partir para uma outra oportunidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas nem sempre será assim. 

Poderia ser diferente

Obviamente, este nos pareceu um caso em que fazia sentido vender a nossa bicicleta usada pelo preço de uma novinha em folha.

Mas nem sempre a oferta será por preços assim tão interessantes. Aliás, existem casos em que a oferta poderá parecer mais um assalto do que uma OPA. 

"Tome aqui 5 reais pela sua bicicleta e não reclame!"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, nesses casos, os acionistas podem "reclamar", sim. Para que a OPA aconteça nos preços propostos pelo controlador, é preciso que a maioria dos acionistas aceite a oferta. 

Se o controlador resolver oferecer um preço muito baixo, os acionistas simplesmente não aceitam a oferta e a OPA não acontece. 

Nesse caso, a bicicleta continuará sendo sua, e você seguirá curtindo os passeios nos domingos de céu azul.

Prefira as companhias geradoras de caixa neste momento

Enquanto o mercado continua turbulento, a série Vacas Leiteiras segue se aproveitando do fato de carregar ações de empresas sólidas, geradoras de caixa, pagadoras de dividendos e que são tão interessantes que, de vez em quando, até podem ser alvo de eventos muito positivos para os acionistas, como o que vimos com ENBR3. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ajudada por esses fatores, a carteira da série já acumula um desempenho 5 pontos percentuais acima do Ibovespa desde o início do ano, e tem as características necessárias para continuar performando bem mesmo se a situação continuar adversa. 

Se quiser conferir o portfólio completo, deixo aqui o convite

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Exit mobile version