Depois de ouvir meu amigo por duas horas, eu disse "compra logo essa merda!"
Meio sem jeito, ele concordou por dois segundos, mas logo voltou a botar defeito na casa: "poxa, Ruy, mas ela está custando R$ 7 mil/m2. Eu consigo uma com 20% de desconto em outro bairro".
Ruy: mas você quer morar em outro bairro?
Amigo: é, tem isso. Mas até no mesmo bairro eu consigo uma mais barata. Tudo bem, abro mão de ter um espaço gourmet no quintal.
Ruy: mas, cazzo, não é justamente por causa da área da churrasqueira que você queria essa?
Amigo: é, acho que sim. Mas tem outra coisa também, com essa taxa de juros "na lua" acho melhor esperar o financiamento cair um pouquinho.
Ruy: tudo bem, tomara que ninguém se interesse por ela até lá, então.
A oportunidade perfeita
Você já sabe como terminou essa história, né? Não me leve a mal, como investidor eu sei que tudo tem um preço. E eu certamente frearia os anseios do meu amigo se ele quisesse pagar o dobro, ou o triplo do que a casa valia.
Mas esse, absolutamente, não era o caso. A oportunidade era ótima, mas ele teve preciosismo demais em busca da oportunidade perfeita.
Eu vejo muito isso quando o assunto é investimento na bolsa. Quando se trata de ações, parece que a maioria das pessoas espera pela oportunidade perfeita, "a hora certa" para comprar.
E quando elas não conseguem comprar no fundo (ponto f, na imagem abaixo), acham que já perderam todo o movimento de alta e ficam de fora.
Pior, só depois de passar muito tempo assistindo o mercado subir (g, h, …) é que elas resolvem comprar. Nesse momento, provavelmente já será tarde demais.
- LEIA TAMBÉM: Onde investir: 16 ações recomendadas para surfar a alta esperada da bolsa no segundo semestre
Ainda dá tempo para investir na bolsa
Muita gente está se perguntando se, depois da alta de 20%, a bolsa já não estaria cara demais, triste por ter perdido a oportunidade perfeita, e achando que não dá mais para ganhar dinheiro com ações.
Mas a verdade é que a bolsa continua muito barata em termos de múltiplos. Não negocia mais por 7 vezes lucros, é verdade. Mas por 8 vezes lucros, ainda está bem abaixo da média do período.
Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro.
Para você ter uma ideia do que isso significa, se o Ibovespa voltasse apenas até a linha roxa (11 vezes lucros), o que ainda é conservador e bem abaixo da média, estaríamos falando de 167 mil pontos – 40% de valorização. Na média de 13 vezes, o principal índice da B3 negociaria por 200 mil pontos – 66% de valorização.
É óbvio que, para isso acontecer, precisamos que a inflação continue controlada, que a Selic volte a cair e que o Congresso siga barrando as propostas mais populistas do governo. E tudo aponta para esse caminho por enquanto.
O importante aqui é entender que não é porque a bolsa subiu nos últimos meses que o upside a partir de agora está limitado.
Vale para microcaps também
No universo das Small Caps isso também é válido, porque essas empresas foram "amassadas" com a crise nos últimos anos. E mesmo com a alta recente, elas seguem bem longe dos valuations passados.
Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro
Em 2023, a série Microcap Alert, focada nessas pequenas notáveis da Bolsa, disparou 62%, mas a julgar pelos múltiplos ainda descontados das empresas, há potencial para muito mais.
Fontes: Bloomberg, Empiricus. Elaboração: Seu Dinheiro
- Você ainda pode buscar lucros de até 400%, dentro dos próximos 36 meses, com as microcaps recomendadas pelos analistas da Empiricus Research. E o melhor: uma dessas ações será revelada gratuitamente a todos os investidores interessados no dia 17/07. Clique aqui para se inscrever.
Um grande abraço e até a semana que vem!
Ruy