Site icon Seu Dinheiro

Caí na lábia do gerente: comprei um COE, mas agora acho que foi um mau investimento; devo resgatar?

A Dinheirista - óculos na nota de 100 reais

Os Certificados de Operações Estruturadas (COE) são investimentos um pouco polêmicos. Esses títulos permitem ao investidor apostar em determinados cenários para diferentes ativos – ações, dólar, juros, índices de mercado – muitas vezes com a possibilidade de ganhar duas ou três vezes a rentabilidade-alvo caso o cenário se concretize.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, geralmente têm capital protegido, isto é, caso tudo dê errado, o investidor não perde dinheiro; simplesmente recebe o principal de volta. Se você quiser saber mais sobre COEs, explicamos tudo nesta reportagem.

Parece uma maravilha, dado que permite ao investidor comum efetuar apostas que são frutos muitas vezes de operações complexas no mercado financeiro sem incorrer no risco de perda do principal.

O problema é que esses produtos costumam ter taxas altas e pouco transparentes, e eles logo passaram a ser oferecidos por tudo que é banco, corretora e assessoria de investimentos aos seus clientes, principalmente aqueles mais avessos ao risco. Daí suscitarem tantas críticas.

Só que tem de tudo no mercado, bons e maus COEs. Na edição da Dinheirista desta semana, tratamos da dúvida de uma leitora que acha que fez um mau investimento ao comprar dois COEs indicados pelo gerente do seu banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você quer fazer como ela e ver sua dúvida sobre investimentos e finanças respondida aqui, basta enviá-la por e-mail para adinheirista@seudinheiro.com.

Investi em dois COEs – Certificados de Operações Estruturadas – sem saber do que se tratava, mas depois descobri que não eram bons investimentos. Me deixei levar pela lábia do gerente e me dei mal. Vejo pela carteira que eles não têm rendimento algum. Qual a melhor solução: resgatar antes do prazo ou levar até o vencimento?

Antes de passar à resposta, convém frisar que nós aqui no Seu Dinheiro não damos (e nem podemos dar) consultoria individual de investimentos. Portanto, não podemos responder o que você deve fazer em relação aos seus COEs. Mas podemos indicar alguns pontos para você prestar atenção.

O fato de o COE não ter rendimento quando você visualiza a sua carteira no site ou aplicativo do banco pode ter dois motivos: ou o banco não faz a marcação a mercado deste COE – ou seja, não mostra dia a dia o retorno do título, que você só vai saber no vencimento – ou a operação que esse COE representa está apresentando um retorno negativo e o título tem capital protegido. Neste segundo caso, não há retorno para mostrar.

Sugiro verificar junto ao gerente do banco o porquê de não aparecer retorno. E também se de fato você poderia, se quisesse, resgatar o título antes do vencimento, pois muitos COEs só têm liquidez no fim do prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ponto-chave aqui é o fato de você ter investido neste produto sem saber do que se tratava. COEs não são produtos simples de entender, e o ideal é evitar investir naquilo que não compreendemos minimamente.

Você pode conferir a resposta em vídeo para esta pergunta na última edição da Dinheirista no canal do Seu Dinheiro no YouTube, onde também tiramos a dúvida de uma pessoa que teme perder sua casa para ter que pagar as dívidas tributárias de proprietários anteriores. Basta dar play no tocador abaixo:

A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com.

Exit mobile version