A Petrobras (PETR4) anunciou nesta segunda-feira (4) a suspensão da venda de quatro ativos com processo de privatização em andamento.
A suspensão dos chamados “desinvestimentos” envolve o Polo Urucu, o Polo Bahia Terra, o Campo de Manati e a Petrobras Operaciones.
A Petrobras Operaciones é a subsidiária da gigante brasileira de óleo e gás na Argentina.
O argumento da direção da Petrobras é o “foco na rentabilidade” — motivo semelhante ao alegado pela gestão anterior para defender a venda dos ativos em questão.
Em reação, PETR3 e PETR4 oscilavam entre leves altas e baixas na manhã de hoje no Ibovespa.
Polo Bahia Terra era o principal ativo à venda
O Polo Bahia Terra era considerado por analistas o principal ativo entre aqueles cuja venda foi iniciada e acabou não sendo concluída durante o mandato de Jair Bolsonaro.
Formado por campos terrestres nas bacias de Tucano e Recôncavo, o Polo Bahia Terra interessava a um consórcio formado por Eneva e PetroRecôncavo (RECV3), empresa que estreia hoje no Ibovespa.
Em julho, o presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, antecipou que a suspensão da venda era iminente, mas que a empresa não descartaria a busca por parceiros para o desenvolvimento do ativo.
Na avaliação do banco BTG Pactual, a suspensão não deve levar a reações negativas em RECV3 e a recomendação para PETR4 é “compra”, uma vez que a decisão não altera significativamente seu plano de negócios nem coloca em risco o pagamento de dividendos.
Petrobras e Eneva suspenderam negociação por Urucu em janeiro
O Polo Urucu situa-se na Bacia do Solimões. A Eneva (ENEV3) começou a negociar a compra do campo em 2020.
No entanto, a empresa e a Petrobras não chegaram a um acordo e as tratativas foram encerradas no janeiro de 2023.
Petrobras mantém 33% do Campo de Manati
A Petrobras opera o Campo de Manati em uma parceria com a Enauta, a GeoPark e a Gas Bridge, que no ano passado comprou a participação de 10% da PetroRio (PRIO3) no projeto.
A Petrobras colocou sua participação de 33% no campo à venda em 2020, mas o processo foi revogado hoje.
- PODCAST TOUROS E URSOS - A estatal ou a ex? O que esperar das ações da Petrobras e da Eletrobras no governo Lula
Petrobras na Argentina foi colocada à venda no fim do ano passado
Das quatro vendas suspensas hoje, o processo envolvendo as operações da estatal na Argentina era o que se encontrava em estágio mais embrionário.
A Petrobras Operaciones foi colocada à venda em outubro do ano passado, entre o primeiro e o segundo turno das eleições nas quais Luiz Inácio Lula da Silva venceu Bolsonaro.
Nenhuma negociação formal referente à venda da subsidiária argentina da Petrobras chegou a ser iniciada.
Petroleira mantém venda de termelétricas
No mesmo comunicado em que suspendeu a venda dos quatro ativos, a Petrobras anunciou a decisão de dar continuidade à venda de suas fatias em três projetos termelétricos.
Os projetos em questão são as unidades Temocabo e Suape II, movidas a óleo combustível, e Araucária, operada a gás.
A Petrobras detém atualmente 20% na UTE Termocabo, 20% na UTE Suape II e 18,8% na UEG Araucária.