RESUMO DO DIA: Apesar da reunião de política monetária do Banco Central brasileiro também estar marcada para esta quarta-feira (01), foi Jerome Powell e os diretores do Federal Reserve que brilharam nesta tarde.
A decisão de elevar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual já era esperada pelo mercado, assim como a mensagem do comunicado: novas altas serão necessárias. Powell, no entanto, teve molejo na coletiva de imprensa, agradou os investidores e flertou com um fim antecipado do aperto monetário — ainda que trabalhando apenas com a hipótese de que dados econômicos podem melhorar antes do esperado pelo Fed.
Wall Street viveu um dia de gangorra, mas entre idas e vindas, os investidores decidiram focar no lado bom da coisa, o que levou as bolsas em Nova York a fecharem a sessão em alta firme e o dólar na mínima desde abril de 2022.
O Ibovespa reduziu as perdas na reta final da sessão, acompanhando os primos gringos, mas teve forças negativas atuando, o que impediu um dia de alta por aqui. Os dados de produção da Vale (VALE3), não agradaram, o que coincidiu com um dia negativo para as commodities no exterior — tanto o petróleo quanto o minério de ferro.
Confira os principais acontecimentos do dia: