O ano está quase acabando e quem investiu em fundos imobiliários e escolheu bem o portfólio teve muitos motivos para sorrir em 2023. O IFIX, principal índice do setor na B3, acumula alta de mais de 11% desde janeiro, mas alguns FIIs que compõem o índice chegam a subir mais de 80% em 2023.
Mas, apesar da proximidade com Réveillon, ainda dá tempo de lucrar com essa indústria no último mês do ano. E o principal escolhido das corretoras consultadas pelo Seu Dinheiro para cumprir essa função é justamente um fundo imobiliário que se beneficia com o movimento do varejo na época do Natal, principalmente nas compras online.
Presente entre os favoritos de cinco carteiras recomendadas, o BTG Pactual Logística (BTLG11) é o fundo mais recomendado para dezembro e faz parte de um segmento que ganha ainda mais protagonismo no final de ano: a logística.
O setor entrou no radar dos investidores ainda na pandemia de covid-19, quando o salto exponencial do e-commerce impulsionou o crescimento da infraestrutura logística do país.
De lá para cá, a disparada do comércio eletrônico arrefeceu, mas segue avançando. Especialmente nesta época do ano, quando a Black Friday e as compras de Natal levam milhões de brasileiros a comprar pela internet.
O FII escolhido pelos analistas está bem posicionado para fornecer a infraestrutura logística que os lojistas precisam, especialmente no principal centro de consumo do país.
“Cerca de 41% da receita do fundo está concentrada no raio de 30 quilômetros de São Paulo, região com baixa taxa de vacância e maior valor de locação por metro quadrado”, diz a Santander Corretora, uma das casas a recomendar o BTLG11 neste mês.
Confira todos os fundos imobiliários (FIIs) que formam o ‘top 3’ das corretoras em dezembro:
*Entendendo o FII do Mês: Todos os meses, o Seu Dinheiro consulta as principais corretoras do país para descobrir quais são suas apostas para o período. Dentro das carteiras recomendadas, normalmente com até 10 fundos imobiliários, os analistas indicam os seus três prediletos. Com o ranking nas mãos, selecionamos os que contaram com pelo menos duas indicações.
- VEJA TAMBÉM: ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO - RECOMENDAÇÕES GRATUITAS EM AÇÕES, FIIS, BDRs E CRIPTOMOEDAS
Por que o fundo imobiliário BTLG11 não sai do posto de favorito das corretoras?
Vale destacar que é a quarta vez consecutiva que o BTG Pactual Logística (BTLG11) conquista o posto de favorito do mês. Se contarmos todas as aparições do FII no topo do pódio neste ano, o total de medalhas de ouro sobe para seis.
Quem confiou na recomendação do mês passado, por exemplo, acumulou valorização de 2,10% em novembro.
Uma das razões pelas quais o fundo é um dos queridinhos dos analistas é o portfólio diversificado e bem localizado.
Com 22 ativos na carteira até o mês passado, o BTLG11 já era um dos dez maiores FIIs da B3 em termos de patrimônio líquido. Mas, após o fundo concluir uma emissão de cotas que levantou R$ 749,9 milhões em agosto, esse número vai aumentar.
A gestão anunciou a compra de três imóveis e um projeto já aprovado por R$ 760 milhões. Os ativos prontos totalizam 233 mil metros quadrados e estão totalmente locados, enquanto o empreendimento que ainda será construído terá cerca de 74 mil metros quadrados.
Todos eles estão localizados em São Paulo, com 70% da área total em um raio de 30 quilômetros da capital do estado.
“Acreditamos que os movimentos de reciclagem do portfólio, redução do endividamento e das recentes operações anunciadas de novos ativos deverão destravar o valor do fundo tanto no curto quanto para o longo prazo”, aponta a Genial.
Por falar em geração de valor, o BTG Pactual Logística registrou um dividend yield de 9% no mês passado. Já na B3, o FII teve um retorno de 27% em 36 meses. Para o futuro, os analistas da Santander Corretora projetam um yield de aproximadamente 9,5% nos próximos 12 meses.