🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EM IA: PRIMEIRA AULA GRATUITA LIBERADA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DE OLHO NAS REDES

Dólar em risco? Banco revela o que poderia impulsionar a “desdolarização” e tirar a moeda norte-americana do posto de maior do mundo — BRICS pode ter a chave para isso

Não usar mais o dólar como principal moeda para transações internacionais, a chamada "desdolarização", é um processo idealizado por países emergentes há um tempo. O movimento começou com a Rússia e logo contagiou os BRICS, bloco que inclui Brasil, a própria Rússia, Índia, China e a África do Sul (o “S” vem do inglês South […]

Dólar queimando
Imagem: Canvas Pro

Não usar mais o dólar como principal moeda para transações internacionais, a chamada "desdolarização", é um processo idealizado por países emergentes há um tempo. O movimento começou com a Rússia e logo contagiou os BRICS, bloco que inclui Brasil, a própria Rússia, Índia, China e a África do Sul (o “S” vem do inglês South Africa). 

E um estudo do banco ING revelou o que é necessário fazer para conseguir superar o dólar: a moeda precisa dominar o mercado internacional de dívidas

É nesse momento que o dólar encontra a moeda chinesa, o renminbi, também chamado de yuan — afinal, os Panda Bonds, como é chamado o mercado de dívida emitida em renminbi, é o principal adversário dos norte-americanos nesse segmento.

O problema é que, em resumo, até mesmo o yuan chinês precisa ganhar força, não apenas no mercado de dívida, como também no volume de transações internacionais, para ter uma chance contra o dólar. Mas apesar de a “desdolarização” ainda não ser algo presente entre nós, existe um fator potencializador desse fenômeno — agora estamos falando de uma verdadeira selva com os BRICS. 

É justamente isso que nós revelamos em uma publicação exclusiva no perfil do Instagram do Seu Dinheiro. Confira logo abaixo e aproveite para nos seguir por lá (basta clicar aqui). Assim, você recebe DE GRAÇA:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Alertas com insights de investimentos fora do radar; 
  • Análises de mercado exclusivas que te ajudam a tomar as melhores decisões para seu bolso; 
  • A opinião dos principais analistas e gestores do país consultados pela nossa equipe de repórteres especiais. 

Tudo isso de graça, com conteúdos práticos e sem enrolação. Clique aqui e siga o Seu Dinheiro no Instagram.    

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Seu Dinheiro (@seudinheiro)

VEJA TAMBÉM — Dólar abaixo dos R$ 5: câmbio dá pistas sobre o que esperar dos próximos cortes da Selic por aqui

No mais recente episódio do podcast Touros e Ursos, nossa equipe de repórteres especiais conversou com a economista-chefe da CM Capital, Carla Argenta, para entender o que esperar da política monetária até o final deste ano. 

No vídeo abaixo publicado na nossa página do Instagram, ela explica por que o dólar é um ótimo ‘termômetro’ que ajuda a prever os próximos movimentos do BC em relação à Selic.

Leia Também

RANKING

Moody’s elege as gestoras mais consistentes nos últimos três anos: veja quem entregou resultado sem exagerar no risco

ELEIÇÕES 2026

Lula x Flávio Bolsonaro: como a disputa presidencial e o nó fiscal vão ditar o rumo dos investimentos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja abaixo e aproveite para seguir nosso perfil por lá (basta clicar aqui e apertar em seguir). Assim, você recebe análises de mercado exclusivas que te ajudam a tomar as melhores decisões para o Seu Dinheiro. Clique aqui e siga o Seu Dinheiro no Instagram. 

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Seu Dinheiro (@seudinheiro)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ações ibovespa bolsa brasileira 23 de agosto de 2026 - 15:30
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 21 de agosto de 2026 - 19:33
Wall Street diante de um gráfico vermelho de queda 21 de agosto de 2026 - 18:31
Ações da Hapvida (HAPV3) 21 de agosto de 2026 - 18:02
fundo incentivado de investimento em infraestrutura fi infra 21 de agosto de 2026 - 16:00

Conteúdo BTG Pactual

FI-Infra: Conheça classe de ativos e saiba se vale a pena investir agora

21 de agosto de 2026 - 16:00
Montagem traz um fundo de gráfico de ações em vermelho, a analista da Empiricus, Lais Costa, em primeiro plano; Luis Leal (da G5 Partners) do lado esquedo e Luis Stuhlberger do lado direito da imagem. Na parte inferior, a pergunta: Fim de uma era? 20 de agosto de 2026 - 19:02
bitcoin BTC energia 20 de agosto de 2026 - 10:40
desenvolvimento sustentável 20 de agosto de 2026 - 9:30
Montagem com fotos da Embraer, Sabesp e um hospital da Rede D'Or 19 de agosto de 2026 - 18:12
Galpão logístico de Contagem visto de cima 17 de agosto de 2026 - 14:21
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 17 de agosto de 2026 - 12:40
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar