Site icon Seu Dinheiro

Cotistas do fundo imobiliário ONEF11 pedem troca na gestão após Rio Bravo recusar proposta de venda e rescisão antecipada com locatário importante

Foto da fachado do empreendimento The One, que dá nome ao fundo imobiliário ONEF11

Parte dos cotistas do fundo imobiliário The One (ONEF11) não está nada satisfeita com o trabalho da Rio Bravo à frente da administração e gestão do FII.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É o que indica um comunicado enviado ao mercado nesta sexta-feira (25), no qual a gestora informa que recebeu um pedido para convocar uma assembleia na qual será discutida sua substituição nos dois cargos.

A solicitação partiu de três investidores que, juntos, detêm uma participação superior a 5% no ONEF11 e integram o Grupo de Investidores em Fundos Imobiliários (GRIFI). Criado em 2012, o grupo tem como objetivo "fortalecer os processos de decisão de investimento de seus membros, atuar na melhoria da governança dos fundos e na defesa dos interesses dos cotistas", segundo a comunicação enviada ao FII.

Ainda segundo o documento, o pedido foi motivado por discordâncias sobre a forma pela qual a Rio Bravo optou para conduzir determinadas oportunidades para a alienação dos ativos que compõem o portfólio do fundo imobiliário.

Recusa de proposta para venda de ativos provocou insatisfação nos cotistas do fundo imobiliário

A gestora declinou neste ano duas propostas enviadas pelo VBI Prime Properties (PVBI11) para a compra quatro andares do edifício The One. De acordo com um comunicado divulgado logo após a segunda recusa, em julho, a Rio Bravo entendeu que as condições oferecidas não eram "do melhor interesse dos cotistas".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que, poucos dias após a proposta ter sido recusada, o FII descobriu que perderá um locatário importante no próximo ano: a Turner, que ocupa dois dos quatro pavimentos que o fundo detém, pediu uma rescisão antecipada do contrato de aluguel.

A companhia deve devolver cinco conjuntos que totalizam 1,5 mil m², mas manterá a locação de outros três conjuntos de 962,5 metros quadrados.

"Neste sentido, os Cotistas Solicitantes manifestam sua insatisfação quanto aos procedimentos adotados, e propõem a substituição da instituição responsável pela administração e gestão do fundo, de modo a que sejam observados e respeitados os interesses dos cotistas", cita o pedido de convocação de AGE.

Os investidores indicam ainda que, se aprovada, a mudança representará uma redução de cerca de 22% na taxa de administração do ONEF11, considerando o último valor cobrado e o patrimônio líquido do fundo presente no informe mensal mais recente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a Rio Bravo afirma que sempre foram observados e respeitados os interesses dos cotistas e entende que a motivação para o pedido de convocação se deve em razão de discordâncias e entendimentos divergentes sobre assuntos tributários.

"O parecer sobre a questão tributária da liquidação do Fundo, solicitado pela Rio Bravo a um dos maiores especialistas tributaristas do Brasil, tem como única motivação observar a norma em vigor, resguardando, portanto, o FII e seus cotistas, sejam estes relevantes ou minoritários", cita a empresa no comunicado de hoje.

VEJA TAMBÉM: Governo pode usar a minha casa própria para pagar dívidas dos outros: o que fazer?

Gestora do ONEF11 fará assembleia para discutir proposta de venda

A gestora destacou ainda que já há uma convocação de assembleia em andamento; o encontro em questão será realizado em 11 de setembro. Essa AGE, que discutirá a proposta de venda anteriormente recusada pela Rio Bravo, também é realizada a pedido de cotistas.

A solicitação partiu do RBR Alpha (RBRF11), que é dono de mais de 5% das cotas do ONEF11 e acredita que a avaliação dos termos e condições de uma possível venda de ativos em um veículo com o perfil do FII deve ser realizada por seus cotistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como os dois temas estão relacionados, a Rio Bravo explicou que irá aguardar a conclusão da AGE de setembro e a apuração do resultado antes de dar seguimento ao pedido de convocação de hoje.

Exit mobile version