Site icon Seu Dinheiro

Bolsa hoje: Ibovespa fecha em alta e avança mais de 12% em novembro – o melhor mês em três anos; dólar cai 2% 

Ibovespa

RESUMO DO DIA: Com apenas oito pregões em baixa dos 20 operados, novembro para o Ibovespa foi marcado por renovações de máximas do ano. Na última sessão do mês, o principal índice da bolsa brasileira avançou aos 127 mil pontos e alcançou o melhor desempenho mensal em três anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses ganhos foram impulsionados pela perspectiva de que os juros nos Estados Unidos não só não devem subir mais como um corte na taxa referencial pode vir antes do esperado - tudo por conta de dados que mostraram a desaceleração da inflação por lá. 

Além disso, os investidores repercutiram por aqui a queda na taxa de desemprego no trimestre encerrado em outubro e a aprovação das mudanças no Estatuto Social da Petrobras em assembleia.

Declarações do diretor de Política Monetária do Banco Central Gabriel Galípolo também impulsionaram o apetite ao risco do mercado. O dirigente afirmou que a autoridade monetária está confortável em manter o ritmo de corte de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic.

Lá fora, os investidores ainda avaliaram a desaceleração da inflação na Zona do Euro, o que ajudou as bolsas do velho continente a fecharem em alta. Na maior economia do mundo, novembro apresentou o melhor desempenho mensal em mais de um ano em Wall Street.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ibovespa terminou o pregão com alta de 0,92%, aos 127.331 pontos. Em novembro, o principal índice da bolsa brasileira avançou 12,54%, o maior nível desde novembro de 2020.

O dólar fechou a R$ 4,9152, com avanço de 0,56%, no mercado à vista. No mês, a moeda norte-americana recuou 2,5%, o maior queda mensal desde junho.

Confira o que movimentou os mercados nesta quinta-feira (30):

Exit mobile version