RESUMO DO DIA: O dia mais aguardado pelos investidores internacionais foi marcado por uma volatilidade nos mercados que também respingou na performance do principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa.
Lá fora, atenções ficaram voltadas ao relatório de empregos dos Estados Unidos, o payroll. O dado apontou a abertura de 336 mil postos de trabalho em setembro no país, bem acima dos 175 mil previstos para mês.
Mas, ao longo do dia, os temores foram aliviados pelo avanço mais fraco da média dos salários.
Sendo assim, a cautela ficou em segundo plano: os investidores agora aguardam novos dados de inflação na maior economia do mundo para calibrar as expectativas sobre a próxima reunião do Federal Reserve (Fed).
Por aqui, a agenda relativamente mais esvaziada abriu espaço para o Ibovespa acompanhar o exterior. A leve alta do petróleo e a recuperação das ações da Vale (VALE3), com revisão de recomendação para os papéis por um banco, impulsionaram o mercado doméstico.
O Ibovespa fechou o pregão em alta de 0,78%, aos 114.169 pontos. No saldo semanal, o principal índice da bolsa brasileira acumula baixa de 2,06%.
O dólar terminou a sessão a R$ 5,1622, com queda de 0,14%. Porém, a moeda americana acumula alta de 2,69% nos últimos cinco dias.
Confira o que movimentou os mercados nesta sexta-feira (6):