Site icon Seu Dinheiro

Agenda da semana: Super Quarta de decisão de juros será o grande evento dos próximos dias; Brasil ainda conta com dados de inflação

Federal Reserve movimenta as bolsas / grandes bancos dos eua

Os bailes do século XVIII e XIX costumavam ter algumas danças antes e depois da valsa principal. E a Super Quarta desta semana promete ser um divisor de águas na agenda da semana para a política monetária internacional — por isso, os investidores devem reduzir o passo para esperar por ela. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A quarta-feira (22) recebe o prefixo “super” porque conta com a decisão de juros aqui no Brasil e lá nos Estados Unidos. Enquanto o Copom deve acertar o passo e manter as taxas em 13,75% ao ano, o Fomc (comitê responsável pela decisão monetária nos EUA) pode pisar em alguns pés no meio do caminho.

Existe uma grande expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano) reduza o ritmo de alta e eleve a taxa em 0,25 ponto percentual. Porém, como já sinalizado em bailes — digo, reuniões — dos últimos dias, é possível que o BC dos EUA também resolva parar a dança. 

Os motivos para isso são claros: de um lado, a mais nova crise dos bancos nos Estados Unidos é uma pedra no sapato do Fed desde a semana passada e pode exigir um alívio instantâneo no aperto monetário. Porém, a inflação ainda machuca o calo dos norte-americanos — e elevar os juros é o remédio clássico contra a alta nos preços.

Por isso, a decisão de quarta-feira é tão importante: o BC dos EUA pode fazer um aceno aos bancos em crise, interrompendo o ciclo de alta nas taxas — ou seguir fielmente dançando com seu compromisso em conter a inflação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seja como for, as valsas menores, antes e depois de quarta-feira, ficam ofuscadas. Sem maiores indicadores nos Estados Unidos nos demais dias da semana, as atenções do investidor brasileiro continuam divididas. 

Logo nesta segunda-feira (20), o IBC-Br, considerado uma prévia do PIB, será divulgado após o Boletim Focus, que traz as expectativas para dados macroeconômicos brasileiros. 

Os destaques só voltam na quarta-feira, quando, além da decisão de juros nos EUA, no meio da tarde, será realizada a tradicional coletiva de imprensa com o presidente do Fed, Jerome Powell. A decisão da Selic, como de costume, só é divulgada depois do fechamento dos mercados.

Perto do fim de semana e chegando no final da festa, a prévia da inflação de março será divulgada pelo IBGE na sexta-feira (24). Os investidores, agora munidos dos dados do IPCA-15 e dos juros, poderão recalibrar as expectativas para a economia local. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serve de pano de fundo para tudo isso, por fim, um desafinado violino chamado “nova âncora fiscal”. Os investidores anseiam por uma nota correta e mais detalhes de como funcionará o arcabouço que substituirá o teto de gastos no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. 

Acompanhe esta dança com o calendário da semana. Todos os horários são de Brasília:

Segunda-feira (20)

HorárioPaís / RegiãoEvento
7hZona do euroBalança comercial em janeiro
8h30BrasilBoletim Focus
9hBrasilIBC-Br
18h30Estados UnidosSaldos de reservas com bancos do Federal Reserve
Fonte: Investing.com

*Balanços: Brisanet, Iochpe Maxion, Itaúsa e Unipar (depois do fechamento).

Terça-feira (21)

HorárioPaís / RegiãoEvento
7hZona do euroÍndice ZEW de sentimento econômico em março
11hEstados UnidosVendas de residências usadas em fevereiro
11h30Estados UnidosEstoques de Petróleo Bruto na semana
Fonte: Investing.com

*Balanços: Allied, Copasa, Copel, CSU, Hidrovias do Brasil, JBS, Positivo, Santos Brasil, Taurus, Vibra Energia e Westwing (depois do fechamento). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quarta-feira (22)

HorárioPaís / RegiãoEvento
4hReino UnidoInflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) em fevereiro 
15hEstados UnidosDecisão de juros do FOMC
15h30Estados UnidosColetiva de imprensa do FOMC
18hBrasilDecisão da Selic
Fonte: Investing.com

*Balanços: Afya Educacional, Braskem, Estapar, LPS Brasil, PetroRecôncavo, Sequoia e Unifique (depois do fechamento).

Quinta-feira (23)

9hReino UnidoDecisão de juros do BoE
9h30Estados UnidosNovos pedidos de auxílio-desemprego na semana
11hEstados UnidosVendas de novos imóveis residenciais em fevereiro
12hZona do euroConfiança do consumidor em março
Fonte: Investing.com

*Balanços: Aliansce Sonae, Alliar, Armac, Biomm, Cogna, Dimed/Panvel, Eletromidia, Eneva, Eucatex, HBR, Locaweb, Oi, Sabesp Tecnisa, Triunfo, Vasta Educação, Viver e Wilson Sons (depois do fechamento). 

Sexta-feira (24)

4hReino UnidoVendas no varejo em fevereiro
6h30Reino UnidoPMI Composto, Industrial e de Serviços em março
9hBrasilIPCA-15 em março
9h30Estados UnidosPedidos de Bens Duráveis em fevereiro
Fonte: Investing.com

*Balanços: Portobello, Ser Educacional, Cemig, Hercules, Mundial e PDG (depois do fechamento).

Exit mobile version