Site icon Seu Dinheiro

Adeus, Braskem (BRKM5)! B3 exclui ações do índice de sustentabilidade (ISE) após desastre ambiental em Maceió

Unidade da Braskem (BRKM5) em Maceió (AL)

Unidade da Braskem (BRKM5) em Maceió (AL)

As ações da Braskem (BRKM5) vão enfim deixar o índice de empresas com práticas mais rigorosas de sustentabilidade da B3. A dona da bolsa anunciou a exclusão da empresa envolvida no desastre ambiental de Maceió (AL) do ISE a partir da sexta-feira (8).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão da B3 veio um dia após o Seu Dinheiro publicar uma reportagem alertando para a presença da petroquímica no ISE. O índice é a principal referência para os investidores com foco em critérios ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança corporativa).

A Braskem também apareceu na primeira prévia do índice que começa a valer em janeiro e que a B3 divulgou na última sexta-feira.

No mesmo dia, as ações da companhia caíram quase 6% na bolsa após o alerta sobre o colapso iminente em uma das minas de extração de sal-gema em Maceió.

Em comunicado, a B3 informa que iniciou na própria sexta-feira o "Plano de Resposta a Eventos ESG", que levou à decisão de exclusão da Braskem do ISE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"A decisão não deve ser tomada como pré-julgamento das responsabilidades da companhia", informa a B3, em comunicado.

A metodologia do índice prevê a exclusão de ativos que “durante a vigência da carteira se envolvam em incidentes que as tornem incompatíveis com os objetivos do ISE B3”, ainda de acordo com a bolsa.

ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO: VEJA RECOMENDAÇÕES GRATUITAS EM AÇÕES, FIIS, BDRs E CRIPTOMOEDAS

Antes da Braskem, a Vale (VALE3)

Lembrando que a Braskem não é a primeira empresa a sofrer a exclusão do índice de sustentabilidade por desastres ambientais.

Em fevereiro de 2019, por exemplo, a B3 tirou a Vale (VALE3) do ISE após o rompimento da barragem da em Brumadinho (MG). Desde então, a mineradora não voltou a figurar no índice de sustentabilidade da bolsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a saída da Braskem, a B3 vai redistribuir a participação das ações da empresa no índice proporcionalmente aos demais ativos integrantes da carteira.

Exit mobile version