Site icon Seu Dinheiro

Depois de Chernobyl, Rússia assume o controle do território ao redor da maior usina nuclear da Europa; saiba mais

Imagem mostra uma das áreas desativadas da usina nuclear de Chernobyl, com escombros

Imagem de uma das áreas da antiga usina nuclear de Chernobyl

As forças militares já controlam o território no entorno da maior usina nuclear da Europa, a usina de Zaporizhzhia. A informação foi dada por Rafael Mariano Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ataque à região ocorreu na esteira da tomada de controle de Chernobyl, que aconteceu na última quinta-feira (24), primeiro dia da invasão russa à Ucrânia. 

Para se ter uma ideia do tamanho da usina de Zaporizhzhia, seis dos quinze reatores para geração de energia nuclear em território ucraniano estão por lá.

A Missão Permanente da Federação Russa junto às organizações Internacionais em Viena afirmou em carta enviada ao diretor-geral que o pessoal da usina continua trabalhando normalmente, sem interrupções no fornecimento de energia ou no monitoramento dos níveis de radiação, que permanecem normais.

GUIA PARA BUSCAR DINHEIRO: baixe agora o guia gratuito com 51 investimentos promissores para 2022 e ganhe de brinde acesso vitalício à comunidade de investidores Seu Dinheiro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na terça-feira (1), a Ucrânia havia comunicado à agência que o operador nacional ainda detinha o controle de todas as plantas do país. Na manhã de hoje (2), a Inspetoria Estatal de Regulação Nuclear da Ucrânia (SNRIU) enviou atualização em que afirma manter contato permanente com as usinas e que estas continuam operando normalmente.

O Inspetor-Chefe Interino do SNRIU também pediu assistência para a IEAE para assegurar a segurança da central nuclear das centrais nucleares abrigadas no país, inclusive Chernobyl.

Para atender ao pedido, Grossi pretende manter contato e realizar consultas. O Diretor-Geral também afirmou que qualquer ação militar que possa ameaçar a segurança das usinas deve ser evitada e que as equipes que garantem a operação das plantas devem continuar aptas a realizar seu trabalho sem qualquer pressão indevida.

Chernobyl

A usina de Chernobyl fica a cerca de 15 quilômetros da fronteira entre Ucrânia e Belarus, país que deve receber as delegações da Rússia e da Ucrânia para negociações de paz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia seguinte à invasão foi detectada uma mudança nos níveis de radiação da região, que extrapolaram os níveis considerados normais. Especialistas da SNRIU afirmam que a mudança se deve ao movimento de um grande número de máquinas militares pesadas levantando a camada superior do solo no ar.

De acordo com fonte de segurança russa ouvida pela Reuters, a decisão de tomar o controle da região seria uma espécie de sinalização para que a Otan não interfira no conflito.

*Com informações da Reuters

Exit mobile version