O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm a chance de se enfrentar em pelo menos cinco debates até 30 de outubro, dia em que vão encarar as urnas no segundo turno das eleições.
A última vez que os dois estiveram frente a frente foi em 28 de setembro, quando a TV Globo realizou o último debate antes da primeira etapa da votação para presidente — e o que se viu foi um show de troca de acusações e ofensas para todos os lados.
- Como defender os seus investimentos da revogação do teto de gastos caso Lula seja eleito ou da extensão do pacote de bondades, como propõe Bolsonaro? Acesse este guia de eleições gratuito e saiba quais são os melhores ativos para se proteger independente do resultado
Agora, tanto Lula quanto Bolsonaro terão pelo menos cinco oportunidades de apresentar propostas e planos para o futuro do Brasil.
Confira as datas previstas para os próximos debates — lembrando que os eventos podem ser alterados e até mesmo cancelados:
- 9 de outubro (domingo): TV Bandeirantes
- 17 de outubro (segunda-feira): Rede TV
- 21 de outubro (sexta-feira): STB, Estadão, CNN e Rádio Eldorado
- 23 de outubro (domingo): Record TV
- 28 de outubro (sexta-feira): TV Globo
Tradicionalmente, a TV Bandeirantes organiza o primeiro debate de cada turno das eleições. O encontro do dia 9, porém, será remarcado a pedido dos candidatos, uma vez que os partidos, neste momento, concentram esforços para expandir alianças.
Será que Lula e Bolsonaro vão?
No primeiro turno, Lula e Bolsonaro compareceram, juntos, a apenas dois confrontos: o primeiro, na Band, e o último, na Globo. O presidente candidato à reeleição também marcou presença no debate no SBT, o qual não contou com a participação do petista.
Na quarta-feira (6), assessores de Bolsonaro e Lula se reuniram virtualmente com representantes do veículos do pool de imprensa — Estadão, Rádio Eldorado, SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil — e aprovaram as regras para o debate no segundo turno, marcado para o dia 21, sexta-feira, às 21h30.
A campanha de Bolsonaro confirmou que ele irá participar do evento. Já a representante da campanha de Lula, embora tenha aprovado todos os detalhes do evento, ainda não informou se o petista estará presente no dia.
Caso um deles não compareça, o outro será entrevistado pelo pool sobre temas previamente escolhidos.
Neste debate em específico, o enfrentamento dos candidatos acontecerá no estúdio do SBT, em Osasco (SP), sem plateia, com mediação do jornalista Carlos Nascimento e transmissão ao vivo pelas plataformas dos veículos patrocinadores.
- Como defender os seus investimentos da revogação do teto de gastos caso Lula seja eleito ou da extensão do pacote de bondades, como propõe Bolsonaro? Acesse este guia de eleições gratuito e saiba quais são os melhores ativos para se proteger independente do resultado
O debate está dividido em quatro blocos. Em dois, os candidatos se defrontam diretamente. Nos demais, jornalistas fazem perguntas. Haverá réplicas, tréplicas e comentários.
- Leia também: PoderData questionou os eleitores de Ciro e Simone sobre voto no 2º turno – e o resultado vai te surpreender
Lula não deve aparecer em todos os debates
Líder no primeiro turno e mantendo a ponta nas pesquisas de intenção de voto para a última fase do pleito, Lula afirmou na quarta-feira (5) que participará no máximo de dois debates.
“Não vou fazer mais debates do que o necessário, posso fazer um ou dois debates”, disse Lula durante reunião com aliados em São Paulo.
Lula obteve 48,43% dos votos do primeiro turno das eleições presidenciais contra 43,20% de Bolsonaro.
A primeira pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada na quarta-feira (5) mostrou que Lula segue liderando as intenções de voto, com 51% contra 43% do presidente que tenta a reeleição.
Considerando só os votos válidos, o petista apareceu com 55% contra 45% de Bolsonaro.