O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o nome de Fernando Haddad como ministro da Fazenda do governo que toma posse em janeiro. Ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação sob Lula, Haddad vem enfrentando resistência de participantes do mercado financeiro à sua indicação.
Mas como ele já era o favorito para assumir a pasta, a reação do mercado financeiro hoje foi discreta. Leia também a nossa cobertura da bolsa hoje.
Lula anunciou os nomes dos cinco primeiros ministros nesta sexta-feira (09). Inicialmente, Lula só faria o anúncio após a diplomação, marcada para a próxima semana. Mas o petista decidiu antecipar em alguns dias a revelação para solucionar impasses com a Câmara, as Forças Armadas e para acalmar o mercado financeiro.
Lula também confirmou outros nomes que já vinham sendo especulados para alguns de seus principais ministérios.
O ex-governador maranhense Flavio Dino será o próximo ministro da Justiça.
O Itamaraty será chefiado por Mauro Vieira. O atual embaixador brasileiro na Croácia esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores no segundo mandato de Dilma Rousseff.
Para a Defesa, Lula confirmou a indicação de José Múcio Monteiro.
Por fim, o governador baiano Rui Costa ficará à frente da Casa Civil do próximo governo Lula.
A fala do presidente eleito estava prevista para às 10h15, no teatro do CCBB, em Brasília (DF), mas acabou atrasando. O Seu Dinheiro acompanhou o anúncio ao vivo. Você também pode assistir a transmissão logo abaixo.