Jair Bolsonaro está a poucas horas de deixar a presidência da República. Quem assumirá o seu lugar é o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que tomará posse no domingo (1º). Porém, as autoridades não devem se encontrar na tradicional cerimônia de passagem de faixa.
Segundo o Diário Oficial da União (DOU), o governo federal autorizou o apoio de cinco assessores de Bolsonaro para a segurança do presidente. O ex-comandante do Planalto passará a virada do ano em Miami, nos Estados Unidos.
O futuro ex-presidente convocou uma reunião na tarde da última quarta-feira (28) para se despedir de assessores mais próximos.
Em um pronunciamento feito por meio de suas redes sociais nesta sexta-feira (30), Bolsonaro alegou estar sendo perseguido e repetiu alegações falsas sobre o processo eleitoral e a atuação do MTST, entre outros temas.
Bolsonaro também alegou que o próximo governo irá taxar o PIX, informação já desmentida pelo próprio futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em meados de dezembro.
Criticou ainda os planos de atentado abortados pela polícia em Brasília e lamentou as mortes por covid.
Na tarde desta sexta-feira o presidente Bolsonaro embarcou para os Estados Unidos próximo das 14h20. E isso abre uma questão: quem passará a faixa para Lula na cerimônia de posse?
Bolsonaro fora, Mourão assume
Segundo a linha de sucessão, o senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos) é presidente interino assim que o jato que leva Bolsonaro ao exterior deixar o espaço aéreo brasileiro.
No entanto, o general da reserva faz parte da oposição ao governo Lula e já declarou que não passará a faixa presidencial ao candidato eleito.
Então quem passa a faixa?
O próximo candidato a passar a faixa para Lula é o presidente da Câmara dos Deputados. Mas o petista e Arthur Lira (PP-AL) vêm se estranhando desde quando o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o pagamento das RP9, mecanismo de desvio de dinheiro público popularmente conhecido como “Orçamento Secreto”.
Ou seja, está fora de questão.
Em seguida, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e a presidente do STF, ministra Rosa Weber, são os indicados. Mas nem sempre a Carta Magna é seguida para este tipo de situação.
- Siga o Seu Dinheiro no Instagram!
Sem bolsonaro, Lula segue com opções
Com um mar de possibilidades à frente, diversos nomes e personalidades foram cotados para passar a faixa para o futuro presidente Lula.
Desde membros da sociedade civil até a cachorrinha vira-lata Resistência, adotada pelo presidente, o nome mais “neutro” até o momento é o da primeira-dama Janja, que estará na posse no dia primeiro.
*Matéria atualizada às 14h23 com a informação de que Bolsonaro já havia embarcado para os Estados Unidos.