As indicações para a equipe econômica do novo governo Lula feitas na última semana deram o que falar no mercado. Longe de serem consideradas ideais pelos investidores, dá pelo menos para dizer que elas se dividiram entre aceitáveis e indigestas.
De um lado, a indicação do petista e virtual sucessor político de Lula, Fernando Haddad, para o comando do ministério da Fazenda, bem como os primeiros nomes que devem compor a sua equipe; do outro, uma mudança na Lei das Estatais para acomodar o ex-ministro Aloizio Mercadante na presidência do BNDES.
Qual Fernando Haddad assumirá a Fazenda?
Nenhuma das nomeações foi recebida com animação, mas a do ex-prefeito de São Paulo foi, digamos… mais fácil de engolir. Isso porque ainda não se sabe bem qual Haddad assumirá a pasta no início de 2023: será o “menino Haddad”, mais ideológico, ou o “adulto Haddad”, mais pragmático e responsável fiscalmente, fazendo jus ao seu histórico na Prefeitura da maior cidade do país?
No podcast Touros e Ursos desta semana, eu e Vinícius Pinheiro discutimos as nomeações para a equipe econômica de Lula e damos nossos pitacos sobre o que esperar de Fernando Haddad à frente do ministério da Fazenda. Além, é claro, de escolher nossos touros e ursos.
Para ouvir o programa na íntegra, basta apertar o play no tocador abaixo:
Leia também: