🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

FOCO NO AGRO

Em meio a tensões entre Ucrânia e Rússia, Bolsonaro e Putin destacam parceria na área de fertilizantes

Bolsonaro ainda citou o lado conservador do colega russo. "Compartilhamos de valores comuns, como crença em Deus e defesa da família"

Jair Bolsonaro acompanhado de Vladmir Putin durante declaração à Imprensa
Bolsonaro ainda citou o lado conservador do contraparte. "Compartilhamos de valores comuns, como crença em Deus e defesa da família". Imagem: Alan Santos/PR

Após uma reunião de cerca de duas horas seguida de almoço, o presidente da República, Jair Bolsonaro, agradeceu ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, pela parceria na área de fertilizantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em pronunciamento no Kremlin, o brasileiro citou o lado conservador do contraparte, ex-funcionário da KGB nos tempos da União Soviética.

"Compartilhamos de valores comuns, como crença em Deus e defesa da família", afirmou.

"O Brasil é uma potência, em especial, no agronegócio. Existe muito interesse de nossa parte no comércio de fertilizantes, pelo que sou grato ao prezado amigo", declarou Bolsonaro.

O presidente brasileiro ainda citou interesse russo em plantas brasileiras habilitadas na venda de produtos de origem animal, como carnes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o presidente brasileiro, a reunião com Putin foi sobre uma agenda "bastante profícua" e "de amplo interesse dos nossos países".

Leia Também

COMBINOU COM OS RUSSOS

Turismo de parto e sauna da Sibéria: como Florianópolis se tornou a capital da Rússia no Brasil

RECESSO PROVIDENCIAL

Dezenas de milionários de uma só vez? Lotofácil da Independência abre temporada para prêmio recorde

"É sinal de que duas grandes potências têm muito a avançar, a interagir para benefício dos nossos povos e repito: muito obrigado presidente Putin pela acolhida, pelos temas tratados conosco e pela confiança depositada em nosso país", afirmou Bolsonaro.

Sem citar diretamente o conflito com a Ucrânia, disse ser "solidário" a todos os países que se empenham pela paz. Mais cedo, o presidente brasileiro afirmou ser solidário à Rússia.

"Mundo é nossa casa e Deus está acima de todos nós. Pregamos a paz e respeitamos todos aqueles que agem dessa maneira, afinal de contas, esse é o interesse de todos nós: paz para o mundo", seguiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro ainda destacou a colaboração entre os países no Brics, no G20 e na ONU e agradeceu Putin por seus votos de solidariedade com a população de Petrópolis, atingida por fortes chuvas.

Itamaraty repercute a reunião

Apesar de o texto não citar a assinatura de qualquer acordo bilateral no setor, a declaração oficial da agenda afirma que os dois líderes destacaram a necessidade de se manter a cooperação no setor do agronegócio.

O Itamaraty ainda disse que Bolsonaro e Putin constataram "com satisfação o aumento do fornecimento de fertilizantes russos ao Brasil".

O encontro aconteceu em meio à crise dos fertilizantes, com a Rússia apertando a oferta do insumo, essencial para as lavouras brasileiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração oficial repete pontos citados pelos dois líderes em seus discursos e diz que a reunião entre eles "transcorreu em atmosfera de cordialidade e confiança mútua".

De acordo com a nota, os presidentes querem diversificação da pauta do comércio bilateral, com maior participação de mercadorias de alto valor agregado.

"As partes reafirmaram o compromisso de cooperar para o equilíbrio da balança comercial", diz o texto. Hoje, a balança comercial entre as partes é deficitária para o Brasil.

"Os Chefes de Estado sublinharam a determinação de fortalecer a parceria estratégica, ampliar o diálogo político e elevar o relacionamento bilateral, com base nos princípios compartilhados de respeito à soberania, ao direito internacional e ao Estado de Direito", segue a nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gás do Povo Foto: Roberta Aline/ MDS 4 de setembro de 2026 - 5:24
Logo do Tesouro Direto e celular 3 de setembro de 2026 - 16:53
CEO da Marabraz casa 3 de setembro de 2026 - 14:39
moeda trump 3 de setembro de 2026 - 11:33
fórum empreendedor 3 de setembro de 2026 - 11:00
INSS Bpc 3 de setembro de 2026 - 5:51
My Vintage Dress, cancelar vestidos, noivas sem vestidos 2 de setembro de 2026 - 15:27
PISPasep Carteira de trabalho brasileira. Trabalho registrado CLT e dinheiro do Brasil. Salário mínimo Dinheiro real brasileiro. 2 de setembro de 2026 - 5:19
1 de setembro de 2026 - 16:55
Imagem mostra uma mão plantando uma semente na terra e pequenas mudinhas que vão crescendo. Há gráficos de ações que indicam alta no investimento 1 de setembro de 2026 - 11:16
Beneficiários com NIS final 7 recebem parcelas do Bolsa Família e parte também terá direito ao auxílio-gás 1 de setembro de 2026 - 5:39
Quatro economistas do BTG Pactual estão sentados em cadeira de madeira. Todos eles vestem terno azul. A mediadora está de lilás. Ao fundo, um painel com o logo Macro Day do BTG Pactual. 31 de agosto de 2026 - 19:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar