A mais recente pesquisa Ipespe/Abrapel para as eleições presidenciais de 2022, divulgada neste sábado (24), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 46% das intenções de voto. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem 35% das intenções. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Comparados ao levantamento anterior, publicado em 17 de setembro, os números indicam uma oscilação de Lula para cima, mas dentro da margem de erro. Na pesquisa passada, Lula tinha 45% das intenções de voto, e Bolsonaro os mesmos 35%.
Em terceiro lugar, aparece Ciro Gomes (PDT), com 6%, e em quarto lugar está Simone Tebet (MDB), com 4%. Os demais candidatos não chegaram a 0,5% das citações.
O número de eleitores que responderam que irão votar em branco, anular ou não votarão em nenhum candidato somam aumentaram de 3% para 5%. Os que não souberam ou preferiram não responder passaram de 2% para 4%.
Foram ouvidas 1.100 pessoas acima de 16 anos em todas as regiões do País entre os dias 21 e 23 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01897/2022.
Num eventual segundo turno, o ex-presidente Lula também apareceu com tendência de alta em relação à pesquisa anterior. O petista oscilou um ponto para cima, para 54%, enquanto Bolsonaro manteve 38%.