Site icon Seu Dinheiro

Eleições 2022: Wilson Lima (União Brasil) derrota Eduardo Braga (MDB) e é reeleito governador do Amazonas

Wilson Lima (União Brasil), à esquerda, e Eduardo Braga (MDB), à direita, candidatos ao governo do Amazonas

Wilson Lima (União Brasil), à esquerda, e Eduardo Braga (MDB), à direita

Nada muda no Palácio Rio Negro, sede do governo do Amazonas: Wilson Lima, do União Brasil, venceu Eduardo Braga (MDB) e foi reeleito ao cargo para os próximos quatro anos — e, embora o estado tenha tido um segundo turno, a disputa não foi exatamente acirrada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com 99,99% das urnas apuradas, Lima foi eleito com 56,66%. Jornalista de formação, ele teve uma ascensão rápida no Amazonas: a disputa pelo governo em 2018 foi a sua primeira campanha a um cargo eletivo — na ocasião, ele era filiado ao PSC.

Lima foi um dos que surfou a onda do bolsonarismo em 2018: antes da carreira política, ele era apresentador do ‘Alô Amazonas’, um programa policial exibido pela TV A Crítica — e um sucesso de audiência no estado.

A primeira administração de Wilson Lima, no entanto, esteve longe de ser unanimidade em termos de aprovação popular. O novo governador foi criticado pela condução da saúde pública durante a pandemia de Covid-19 — o Amazonas foi duramente castigado pelas diversas ondas de coronavírus em 2020 e 2021. Pedidos de impeachment chegaram a ser aceitos pela Assembleia Legislativa do estado, mas não tiveram prosseguimento.

Ainda assim, numa disputa com outros ex-governadores do Amazonas, Lima mostrou-se popular o suficiente para obter vantagens seguras no primeiro e no segundo turnos; a associação de Braga ao governo Dilma e, consequentemente, ao petismo, pesaram contra seu adversário nas urnas neste dia 30.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como foi a campanha no Amazonas?

Wilson Lima (União Brasil), agora governador reeleito, teve como principal rival Eduardo Braga (MDB), ex-prefeito de Manaus e ex-governador do estado; atualmente, ele ocupa o cargo de Senador pelo Amazonas. Também ficou conhecido por exercer o cargo de ministro de Minas e Energia no governo Dilma, entre 2015 e 2016.

Lima liderou o primeiro turno no Amazonas, obtendo 42,82% dos votos válidos. Braga, o segundo colocado, teve 20,99%. Amazonino Mendes (Cidadania), outro ex-governador do estado, ficou em terceiro, com 18,56%.

As pesquisas de intenção de voto para o segundo turno apontavam uma vantagem relativamente folgada para Lima: o candidato à reeleição tinha 56% dos votos válidos contra 44% de Braga, segundo levantamento Ipec divulgado em 19 de outubro — a associação de Braga com o governo Dilma e, consequentemente, com o PT, pesaram contra o Senador.

Exit mobile version