Nós bem que tentamos, mas não dá para fugir ao tema eleição. Nesta reta final da corrida eleitoral, faltando apenas uma semana para o segundo turno, as campanhas estão intensas, e a disputa, acirrada.
As pesquisas mostram que o presidente Jair Bolsonaro está se aproximando de Lula nas intenções de voto, e que sua rejeição está caindo. Já deu para sentir que, desta vez, talvez mais do que nunca, o jogo só acaba quando termina, e só vamos ter mais noção do resultado na hora da apuração, na noite do dia 30.
O avanço de Bolsonaro vem animando a bolsa brasileira, sobretudo as ações das estatais, muito embora uma eventual vitória de Lula não represente exatamente um desastre para o nosso mercado - até porque o cenário internacional é o que mais vem pesando nas avaliações dos investidores neste ano.
A luta pelos indecisos
A campanha eleitoral do segundo turno vem sendo marcada pela formação de alianças por parte dos candidatos na busca dos votos dos indecisos.
Ao lado de Lula, vemos os outrora presidenciáveis Simone Tebet e Ciro Gomes, rivais históricos do PT, como Fernando Henrique Cardoso, rivais mais recentes, como João Amoêdo, e os economistas do Plano Real.
Já no lado de Bolsonaro, vemos se aglutinar o lavajatismo, na figura do ex-juiz e agora senador eleito Sergio Moro, além de uma série de governadores eleitos em primeiro turno ou com fortes chances de levar a disputa no segundo turno, entre os quais o principal representante talvez seja Romeu Zema, do ainda indeciso estado de Minas Gerais.
Em paralelo à formação de alianças, vimos também a viralização de declarações polêmicas dos candidatos, usadas pelos seus adversários para desqualificá-los.
Mas até que ponto alianças e gafes realmente influenciam a escolha do eleitor? Esse é o tema do podcast Touros e Ursos desta semana, o último antes do segundo turno das eleições.
Além de falar um pouco sobre política, eu, Victor Aguiar e Vinícius Pinheiro também escolhemos nossos touros e ursos da semana, entre empresas, políticos e autorreferências. Para conferir o programa na íntegra, basta clicar no tocador abaixo: