O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Jônathas Castro e Ricardo Soriano foram rejeitados pelos órgãos de governança da companhia, mas eleitos hoje com os votos da União

A União fez valer o controle acionário na Petrobras (PETR4) e elegeu seus indicados ao Conselho de Administração da companhia nesta sexta-feira (19), incluindo os dois nomes rejeitados pelos órgãos de governança da estatal. O movimento, porém, deve gerar ações na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e na Justiça.
O impasse entre o governo e os acionistas minoritários e funcionários está no fato de que a União, que detém a maior parte das ações da estatal, insistiu em manter a indicação de Jônathas Castro e Ricardo Soriano para o conselho de administração.
Os dois nomes foram rejeitados de maneira unânime pelo Comitê de Elegibilidade (Celeg) da companhia por conflito de interesses. Mas a negativa da estatal foi ignorada pelo Ministério de Minas e Energia e governo depositou hoje votos suficientes para eleger os indicados.
Castro e Soriano foram eleitos com votos de 5,412 bilhões de ações. Eram necessários votos relativos a 5.390.507.541 ações para se eleger um conselheiro desta vez.
Segundo o Celeg, Castro — atual secretário executivo da Casa Civil — teria acesso a informações estratégicas da Petrobras.
No caso de Alencar, o comitê ressaltou que ele é o Procurador-Geral da Fazenda Nacional e não teria como desenvolver o cargo e o papel de conselheiro da Petrobras ao mesmo tempo.
Leia Também
Completam os assentos da União o presidente da companhia, Caio Paes de Andrade, os advogados Gileno Barreto e Edison Garcia, e a procuradora da Fazenda Nacional, Iêda Cagni.
Cagni obteve votos de 4,820 bilhões de ações, abaixo do mínimo necessário. Mas como os dois candidatos abaixo dela também eram indicações da União, a mesa dispensou uma segunda rodada.
Com isso, dois membros do antigo Conselho, Ruy Schneider e Marcio Weber, que acumulava a presidência do CA, não foram reconduzidos e encerram suas atividades na companhia.
Além dos nomes apontados pela União, os indicados pelos acionistas minoritários Marcelo Gasparino e Juca Abdalla também foram eleitos para o Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) hoje.
Segundo o presidente da Assembleia Geral Extraordinário (AGE) da estatal, Bernardo Costa e Silva, os votos à distância e dos acionistas de American Depositary Receipts (ADRs) foram suficientes para garantir a eleição dos dois indicados pelos minoritários.
*Com informações do Estadão Conteúdo
PEDIDO ENTREGUE
TEMPORADA DE BALANÇOS
DISPUTA PELO CAPITAL GLOBAL
MEXENDO NO PORTFÓLIO
CASTIGO DO MONSTRO
SURPRESA NEGATIVA
MERCADOS
TEMPORADA DE BALANÇOS
ALÍVIO PASSAGEIRO?
TEMPORADA DE BALANÇOS
EM EXPANSÃO
REABERTURA DE JANELA?
TEMPORADA DE BALANÇOS
CARTEIRA RECOMENDADA
BANCANDO O PREÇO DE CRESCER
DECEPCIONOU?
RESULTADOS TRIMESTRAIS
ENGORDANDO A CARTEIRA
CLIMA BAIXO ASTRAL
FIM DA SECA DE IPOS