🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Pedro Guilherme Costa
Conteúdo Empiricus

Quem você é na savana da Bolsa de Valores? Descubra se você deve seguir os elefantes, as hienas ou os pequenos herbívoros

Desde o século passado, investidores se espelham nesse perfil de destaque na Bolsa para tomar suas decisões; entenda o porquê

Pedro Guilherme Costa
22 de outubro de 2022
10:00 - atualizado às 13:40
elefante-day-trade-savana
Imagem: Pexels

Uma pesquisa de 2021 da Axia Investing, empresa de mesa proprietária de Day Trade, revelou uma série de informações sobre o perfil do trader no país. Dentre eles, seu tamanho, determinado pelo volume de recursos movimentado. Do grupo pesquisado, 67% ganhavam menos de 3 salários mínimos antes de começar a operar no curto prazo.

Para usar uma analogia, mais da metade dos traders iniciantes entram na “savana” do mercado financeiro nacional como pequenos herbívoros, ainda procurando uma direção para seguir.  Ainda assim, eles podem se beneficiar das grandes “feras”.

A associação da “savana” com o mercado financeiro foi criada pelo trader André Antunes, um dos maiores operadores do país, que também é o CEO da empresa de educação e tecnologia Scalper.

Na visão de Antunes, o bioma africano conta com características peculiares que replicam a dinâmica daqueles que operam na Bolsa.

Os grandes “bichos”, por exemplo, operam um grande volume de recursos e conseguem movimentar o mercado com suas compras e vendas. Saber ouvir esse deslocamento e se posicionar na direção favorável a esse grupo é essencial para, independentemente do seu tamanho como investidor, buscar grandes lucros.

Hoje, você vai entender como a análise correta do tamanho de cada participante do Day Trade é essencial para o seu sucesso operando. Ainda por cima, conhecerá um tipo de perfil seguido por traders que ganham dinheiro há décadas. 

QUERO COMEÇAR A ME POSICIONAR PELO PERFIL CERTO DE DAY TRADER 

Variação de valor no Day Trade

Antes de falar dos perfis, vale a pena introduzir a variação de preços como um conceito importante nessa análise. Diversos fatores determinam, na economia, se o preço de uma banana, por exemplo, irá subir ou descer no mercado: inflação, políticas econômicas específicas, e por aí vai.

No day trade, essa variação está geralmente associada a dois grupos, com impactos bem diferentes entre si. Aqui, o tamanho e a capacidade de compra e venda faz toda a diferença na variação do mercado e no lucro que pode ser tirado dessa especulação.

Os dois grandes grupos do Day Trade

O Price Maker é a figura que impacta diretamente no preço do mercado, ditando sua forma. Esse perfil opera em grandes lotes de compra e de venda, de maneira repetida e faz com que os movimentos aconteçam.

Um grande banco, que possui um grande caixa para realizar compra e vendas de ativos, é um bom exemplo desse grupo e do animal que será revelado logo mais. 

Já o Price Taker é o extremo oposto. Operando em pequenos lotes, esse grupo não tem força e poder de compra ou venda o suficiente para alterar as balanças do mercado. Uma das características principais do Price Taker é seguir o preço do mercado estabelecido pelo Price Maker. 

Pequenos investidores compõem a grande maioria desse grupo. Não possuem muito dinheiro para movimentar o mercado e interferir nos preços, pois operam na compra e na venda de maneira limitada. 

Tipos de trader: qual é o animal que move a savana?

Todo trader possui seus próprios objetivos, tamanhos e visões diferentes. Você pode querer ter uma boa performance de lucros todos os dias, ou desejar somente proteger seu patrimônio a partir de operações. 

Independente dos fatores que levam alguém a operar, o tamanho do player é o que rege o funcionamento do mercado. Antunes desdobra a análise dos grupos em uma nova classificação, estabelecendo três tipos de player com base no tamanho: 

  • Traders pequenos ou pequenos herbívoros 

O trader considerado “pequeno” compõe a maior parte do mercado nacional, como pode ser visto no dado inicial da matéria. O nome dessa classificação se refere à capacidade desse trader em movimentar o mercado. 

Esse perfil, majoritariamente composto por pequenos investidores pessoa física e pequenas empresas, opera lotes pequenos e não tem grandes poderes de influência. Antunes indica que o grupo movimenta apenas 20% do mercado. 

São como pequenos herbívoros, que, pelo tamanho, tem que tomar o dobro de atenção observando outros animais da savana. 

  • Traders rápidos ou hienas 

Os traders do tipo “rápido” conservam diversas características do trader pequeno, como tamanho e expressividade, mas trazem uma característica marcante: a agilidade. Esse perfil utiliza a velocidade como uma vantagem competitiva, o que só é possível por conta da tecnologia que o auxilia. 

Esse grupo é composto por operadores que usam robôs de alta frequência e HFT’s, ferramentas que conseguem realizar operações complexas e posicionamentos de forma rápida. São como hienas, são ágeis e se aproveitam de brechas rápidas para caçar. 

Antunes dá uma dica essencial para todo trader que está iniciando suas operações agora: se só houver um desses perfis no mercado, não opere. Os dois perfis não possuem expressividade o suficiente para movimentar o mercado, e a variação é justamente o que pode tirar sua carteira do zero. Ao invés disso, espere e ouça os passos do terceiro participante, e o mais importante no day trade. 

  • Traders grandes ou elefantes

Quando você ouvir o grito dos elefantes, está na hora de entrar no mercado. Os traders do tipo “grande”, como o próprio nome já indica, são operadores de tamanho expressivo. Antunes compara seu modo de operação a elefantes africanos: são os maiores mamíferos terrestres, uma força da natureza imparável e que atropela todos que se opõem ao seu fluxo.

Esses participantes são grandes empresas e bancos que operam na Bolsa de Valores - e que verdadeiramente ditam o preço do mercado. Seus movimentos são aguardados com atenção pelos participantes anteriores, já que geram impactos visíveis no preço dos ativos e no mercado como um todo. 

Operam a partir de ordens grandes de compra e de venda, de forma repetida. A partir da análise dessas movimentações, traders dos outros dois perfis tomam uma posição que segue o fluxo dos grandes. 

É seguindo o posicionamento dos grandes elefantes e analisando suas movimentações que traders conseguem potencializar sua performance e seus lucros. Mas será que toda manada de elefantes deixa um rastro a ser seguido?

Manadas fortes em momentos de crise 

Desde o século passado, grandes traders movem a sua manada para lucrar bilhões de dólares e criam verdadeiros cases de sucesso no mercado. Mas nesse meio tempo, alguns elefantes se trombram. 

Mesmo que você comece a se acostumar com o tamanho dos participantes do mercado, e comece a se posicionar a partir dos elefantes, tem sempre que estar atento. Porque quando você menos espera, um elefante maior pode surgir na direção oposta ao que você está seguindo. E nesse momento, você terá que tomar uma escolha. 

André Antunes ilustra esse choque com um exemplo da sua própria trajetória como day trader. O investidor costumava seguir o banco Bradesco, representado por um grande tesoureiro que ditava o mercado de dólar. Antunes aumentava e protegia seu patrimônio a partir dos posicionamentos do bancão, até que um dia tudo mudou. E ele aprendeu uma lição dura. 

Nesse dia, dois grandes elefantes se esbarraram na negociação do Dólar Futuro: o Bradesco e o Itaú. Observando as ordens de compra e venda dos grandes investidores, Antunes estava certo de que o Bradesco iria dominar o mercado, como sempre. E por boa parte do dia foi assim. 

Até que o Itaú surgiu como um elefante ainda maior, e desbancou o Bradesco nas ordens. O Itaú fez o bancão concorrente se retirar do mercado para entender o que havia acontecido. 

Antunes, que confiava no histórico do Bradesco, não conseguiu ter a flexibilidade suficiente para lidar com as novas movimentações. E nesse dia, ele também teve que se retirar do mercado. 

Em momentos como esse, escolher a manada certa para seguir é essencial para não ser pisoteado. Por mais que o seu “elefante favorito” tenha um histórico de dominação na savana, não se deixe levar somente por isso. 

André Antunes alerta para a possibilidade de existir um elefante maior à espreita, que pode abalar o jogo entre os mais fortes do mercado. Para evitar seguir o lado errado e acabar sendo atropelado, é necessário flexibilidade e a capacidade de identificar o elefante mais forte no momento em que você estiver operando

SAIBA COMO POTENCIALIZAR SUA PERFORMANCE IDENTIFICANDO E LIDANDO COM GRANDES PLAYERS DO DAY TRADE 

Scalper + Empiricus: uma parceria para a formação de novos traders 

Para ajudar a identificar a manada correta na sua tomada de posição, André Antunes está oferecendo um curso exclusivo e totalmente gratuito para traders iniciantes. 

Esse curso, intitulado “Trader em 24 Horas”, nasce de uma parceria entre a Scalper e a Empiricus Investimentos. O objetivo da parceria é auxiliar na formação de novos traders e ajudar operadores que ainda perdem dinheiro na Bolsa, além de fazer com que mais pessoas possam ganhar dinheiro nesse mercado com extremo potencial lucrativo. 

O curso irá te identificar, em 5 módulos, os fundamentos essenciais para todo trader, como gestão de risco, estratégias para cada tipo de índice, planejamento de patrimônio, etc. Por mais que o nome faça menção a um dia inteiro, o curso na íntegra possui uma duração estimada de apenas 8 horas. 

Grande parte do conteúdo desta matéria está na 5ª aula do módulo 3 do curso. Na aula, você poderá terminar de aprender a como identificar essas manadas de elefantes, assim como conceitos de flexibilidade para lidar com suas movimentações no mercado. 

O curso é totalmente gratuito, e pode ser acessado a partir deste link. Esse não é aquele tipo de conteúdo que exige que você pague para continuar assistindo. Todos os módulos são disponibilizados na íntegra, sem nenhuma passada de cartão para descobrir o verdadeiro “pulo do gato” no day trade.

Que o tamanho dos participantes do day trade importa você já sabe. Agora, é a sua janela de oportunidade para entender de fato como seguir o perfil certo. Ao invés de ser esmagado pela manada de elefantes, aprenda a colher os frutos que caem a partir das suas grandes marchas.

Compartilhe

Conteúdo Empiricus

Esse fundo imobiliário paga dividendos acima da Selic a 10,75% e está entre os favoritos para investir agora

27 de março de 2024 - 17:15

Analista defende que os fundos imobiliários estão cada vez mais competitivos com a renda fixa; veja a indicação com dividendos acima da Selic e isenção de Imposto de Renda

Conteúdo Empiricus

Ultrapar (UGPA3) e Hidrovias do Brasil (HBSA3): após negócio milionário, é hora de investir nas ações?

27 de março de 2024 - 10:00

Analista acredita que o clima pode ser o maior ‘inimigo’ no caminho das duas companhias

Conteúdo Empiricus

Petrobras (PETR4) perde posto de maior pagadora de dividendos para small cap; é hora de desistir da estatal?

26 de março de 2024 - 16:00

Em 12 meses, a Petrobras (PETR4) pagou menos dividendos que a Mahle Metals Leve (LEVE3); como fica a estatal depois do bloqueio de R$ 40 bi em proventos extraordinários?

Conteúdo Empiricus

“De boné aba reta e camiseta”, este brasileiro ficou milionário onde muitos perdem dinheiro

26 de março de 2024 - 14:00

João Homem nasceu na periferia de Belo Horizonte e enriqueceu graças ao day trade; na segunda-feira (25), ele apresentará seu método

Conteúdo Empiricus

Renda extra com dividendos: veja 5 fundos imobiliários para buscar R$ 4,4 mil por mês

26 de março de 2024 - 12:00

Projeção feita pelo analista de fundos imobiliários Caio Araujo, da Empiricus Research, considera um investimento de R$ 500 mil

Conteúdo Empiricus

Fundos imobiliários já captaram R$ 7 bilhões neste ano (o dobro do período em 2023) – como aproveitar o ‘boom’ dos FIIs?

25 de março de 2024 - 17:01

Número de investidores de fundos imobiliários está aumentando e o principal índice dos FIIs na bolsa tem quebrado recordes neste ano; entenda o cenário e veja como investir

Conteúdo Empiricus

Oi (OIBR3), Azul (AZUL4), Gol (GOLL4), IRB (IRBR3) e CVC (CVCB3) divulgam resultados do 4T23 na semana; veja a agenda completa

25 de março de 2024 - 10:00

Ao menos 50 empresas vão divulgar seus números do 4T23 entre os dias 25 e 29 de março; confira a lista completa

Conteúdo Empiricus

Até R$ 500 mil em 1 ano e meio? Empiricus Research apresenta hoje plano para buscar lucros com baixo investimento

25 de março de 2024 - 8:00

Por meio dessa estratégia, um brasileiro já conseguiu lucrar mais de R$ 180 mil em apenas 9 meses e com um ‘aporte inicial’ de R$ 15 mil

Conteúdo Empiricus

Até R$ 500 mil em 18 meses: empresário procura interessados em testar método que pode gerar meio milhão para brasileiros

24 de março de 2024 - 16:00

“É praticamente impossível você não ganhar dinheiro nos próximos 18 meses, se aplicar este método”, diz empresário

conteúdo empiricus

Ex-servente de pedreiro firma compromisso em cartório afirmando que pode ensinar brasileiros a comprar imóveis com 50% de desconto ou mais

24 de março de 2024 - 10:00

Hoje empresário e milionário, um ex-servente de pedreiro construiu seu patrimônio do zero a partir de uma estratégia para comprar imóveis com 50% de desconto ou mais; entenda

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies