Site icon Seu Dinheiro

Sem coleta seletiva: lixo espacial da SpaceX, de Elon Musk, é encontrado na Austrália

pedaço de cápsula da SpaceX, de Elon Musk, que caiu na Austrália

Detritos espaciais Austrália: parte da cápsula SpaceX encontrada na fazenda de Mick Miners, perto da cidade de Dalgety, no sul de Nova Gales do Sul.

Um objeto cai em um terreno vazio. Ninguém sabe de onde veio e o primeiro questionamento é se o material estranho não identificado é obra de algum ser extraterrestre. A primeira imagem que pode ter vindo à sua cabeça é o início do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cena, comum em vários longa-metragens de ficção científica, saiu das telas e foi visto a olho nu. Mas o que os terráqueos não contavam era que o objetivo não pertence a  seres que vivem em Marte — mas, sim, a um famoso habitante da Terra: Elon Musk

O fato quase extraordinário aconteceu na semana passada, na Austrália — e, para a surpresa de todos, não era mais do que um lixo espacial que errou a sua trajetória. 

O material encontrado em uma fazenda do estado australiano de Nova Gales do Sul pode ser parte de um foguete  da SpaceX, a empresa espacial de Musk. Há suspeitas de que o objeto, que se repartiu em três pedaços, faça parte da cápsula da aeronave SpaceX Crew-1, lançada em 2021.  

A culpa é do Elon Musk?

Provavelmente, sim. A Agência Espacial Australiana (ASA) investiga o caso, em parceria com os EUA, e já confirmou que os destroços pertencem à SpaceX — a empresa, por sua vez, não se pronunciou sobre o ocorrido. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, os especialistas da ASA estimam que os pedaços encontrados da aeronave da SpaceX tenham caído na Terra em 9 de julho, ou seja, há três semanas. 

Na região australiana, ainda existe um alerta sobre a existência de outras partes da cápsula de Elon Musk e, caso sejam encontradas, os moradores devem relatar à agência espacial. 

Explorando o espaço

A empresa que fabrica e lança foguetes e naves espaciais foi fundada em 2002, por Elon Musk  — um ano depois de Jeff Bezos criar a Origin. Um dos planos mais ambiciosos da companhia é enviar tripulação humana a Marte até o fim desta década

Mas, o foco de Elon Musk não é somente explorar o espaço fora da Terra. Por aqui, ele quer integrar o mundo inteiro com a sua internet banda larga, a Starlink. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em maio, o bilionário esteve no Brasil para negociar a operação da Starlink no território nacional. A proposta é instalar antenas na região da Amazônia e levar a conexão a regiões mais afastadas e para escolas públicas. 

Contudo, pouco se sabe sobre o andamento das negociações e quando, de fato, as operações da Starlink vão começar. A previsão, até o momento, é que a internet de Elon Musk chegue ainda neste ano. 

VEJA TAMBÉM — Inspiration4: SpaceX deve levar civis ao espaço; veja como ganhar dinheiro com isso

*Com informações de The Guardian e Agência AFP

Exit mobile version