Site icon Seu Dinheiro

Fintech do Magazine Luiza permite compra por PIX sem acesso ao aplicativo do banco — entenda como vai funcionar

Fachada de um das lojas do Magazine Luiza (MGLU3)

Entrada de loja do Magazine Luiza (MGLU3).

Bem à moda antiga, Luiza Trajano usou o “carnezinho gostoso” para atrair os clientes para o Magazine Luiza (MGLU3). Agora, a estratégia é outra, mais moderna e voltada para o e-commerce. A Fintech Magalu vai permitir que as compras online sejam pagas via PIX sem acesso ao aplicativo do banco. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso será possível graças ao  iniciador de pagamentos, nome técnico para o sistema, inaugurado com o Open Finance. 

A transação é feita por meio do Iniciador de Transação de Pagamento (ITP), que permite iniciar uma ordem de pagamento sem que o usuário precise sair da loja onde está comprando, ou seja, não há necessidade de acessar o site ou aplicativo do banco, nem copiar e colar códigos de barras, por exemplo. 

O primeiro cliente da Fintech Magalu é o KaBuM!, e-commerce de tecnologia e games, que também pertence ao grupo Magazine Luiza. 

Como vai funcionar

A Fintech Magalu já possui a licença do Banco Central para a modalidade de iniciação de pagamentos, surgida graças ao Open Finance e que já está disponível no checkout do KaBuM!. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao optar pela funcionalidade, o cliente do KaBuM! pode usar o saldo do banco onde tem conta para realizar o pagamento à vista. 

O ITP exclui ações necessárias em outros modelos de pagamento, como copiar e colar o código PIX ou o código de barra do boleto para o site ou app da instituição financeira do consumidor.

E qual é a vantagem para o Magazine Luiza (MGLU3)? 

Além de mais prático para quem está comprando, o novo sistema melhora também a coordenação de estoque das empresas, uma vez que o pagamento é contabilizado de maneira mais rápida — em, no máximo, 5 minutos. 

Um boleto, por exemplo, pode levar até três dias úteis para ser compensado, o que obriga o varejista a segurar o produto até a expiração do prazo de pagamento, caso não haja a quitação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a implementação do iniciador de pagamentos também pode trazer redução de custos operacionais para as empresas, uma vez que permite menos intermediários no processo de pagamento.

O que é o ITP?

O Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP) é uma nova modalidade instituída pelo Banco Central e regulamenta a prestação de serviço de intermediação de pagamentos. 

Seu papel é conectar tecnologicamente os aplicativos e sites a diversas instituições financeiras, para que a transação de pagamento aconteça de forma segura. As empresas que operam como Iniciador de Transação de Pagamentos são reguladas pelo BC. 

Para realizar a transação e garantir segurança no processo, o cliente faz a autorização do pagamento na instituição na qual está o dinheiro. Em breve, também será possível solicitar a autorização recorrente do pagamento por meio do ITP. 

Exit mobile version