Site icon Seu Dinheiro

Não é coisa de filme: iFood poderá fazer delivery de alimentos e produtos por drones em todo o Brasil

ifood drone divulgação

iFood fará delivery por meio de drones no Brasil

Para quem é fã do universo Marvel (mais conhecido como MCU), não é estranho ver inteligências artificiais, carros voadores ou drones super-desenvolvidos — em especial nos filmes do Homem de Ferro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já para aqueles que não estão acostumados com as tecnologias de Tony Stark, esses conceitos parecem pertencer a um universo distante. Mas essa realidade está mais próxima do que você imagina.

Na última sexta-feira (21), a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) tomou uma decisão inédita e autorizou o delivery por meio de drones não tripulados no Brasil. 

A agência permitiu que o iFood, em parceria com a fabricante Speedbird Aero, passe a realizar entregas de comidas e produtos através de RPAs (aeronaves remotamente pilotadas) em todo o território brasileiro.

iFood por drone

A decisão da Anac permitiu que o iFood se transformasse na primeira empresa a ter aprovação dos órgãos competentes para entregar por meio de drones. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, a empresa se torna pioneira no delivery futurista, não só no Brasil como em toda a América Latina.

“É o início de uma mudança que traz novas maneiras e agilizará as entregas em diferentes contextos ao colocarmos o uso de um modal aéreo em parte de uma rota de entrega”, disse Fernando Martins, head de logística e inovação do iFood.

Autorização da Anac

A autorização é restrita ao modelo DLV-1 NEO em rotas BVLOS, ou seja, além da linha visual do piloto. Poderão ser entregues os produtos com cargas de até 2,5 kg em um raio de 3 km.

A Anac ainda definiu margens de segurança no projeto. Entre elas, os drones não poderão sobrevoar pessoas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, deverão manter distância de possíveis fontes de interferência eletromagnética, observar alturas máximas e mínimas e as condições meteorológicas.

Dois anos de projeto 

Não é de hoje que o iFood quer inovar seu delivery. O projeto teve início em 2020, quando a empresa começou a realizar testes e voos BVLOS experimentais em Campinas (SP), no Shopping Iguatemi.

Na época, foram realizadas mais de 300 entregas, com mais de 20 restaurantes parceiros na região.

Já no ano passado, a plataforma testou pela primeira vez no Nordeste a entrega de refeições entre dois municípios, Aracaju e Barra dos Coqueiros, em Sergipe. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O trajeto era de 2,8 km. Com o drone, percorrer essa distância levou 5 minutos 20 segundos. Caso a entrega fosse feita por via terrestre, o iFood afirma que demoraria entre 25 e 55 minutos.

“A diminuição dos tempos de entrega, a redução de custos e das emissões de poluentes, e otimização do tráfego terrestre são apenas alguns dos benefícios dessa atividade inovadora”, afirmou Manoel Coelho, CEO e cofundador da Speedbird Aero.

Exit mobile version