A gigante de tecnologia Alibaba acaba de dar a Elon Musk um novo motivo para se preocupar nesta terça-feira (02): agora a Tesla não competirá apenas com a rival chinesa BYD, apoiada pela Berkshire Hathaway, mas também enfrentará a startup de veículos elétricos Xpeng na produção de carros autônomos.
Determinadas a entrar no feroz e em rápido desenvolvimento mercado de carros elétricos, as empresas asiáticas se uniram para fazer frente a Musk e a Warren Buffett.
Alibaba competirá com Tesla e BYD
Como os sistemas de direção autônoma dos veículos demandam o processamento de grandes quantidades de dados para treinar os algoritmos, a velocidade dos treinamentos é extremamente importante para o Alibaba brigar com a Tesla e a BYD.
Por isso, as companhias chinesas anunciaram nesta manhã o lançamento de um centro de computação para treinar o software para automóveis autônomos.
Batizada de Fuyao, a unidade de tecnologia será aberta na cidade de Ulanqab, localizada no centro da Mongólia Interior, no norte da China. Atualmente, a cidade conta com 12 grandes centros de dados, incluindo unidades do próprio Alibaba Group e da Apple.
Segundo a Xpeng, o novo centro vai encurtar esse tempo de treinamento dos sistemas do seu principal modelo de direção autônoma, que deve cair de sete dias para uma hora.
O Alibaba, que já é investidor da startup, fornecerá a tecnologia de sua divisão de nuvem para as necessidades de computação da empresa de veículos elétricos.
Os carros autônomos da Xpeng
A Xpeng quer ir além da atuação como montadora de carros elétricos e tenta se posicionar cada vez mais como uma empresa de tecnologia, com fortes investimentos no setor de robótica.
Alguns dos seus carros autônomos possuem um sistema avançado de assistência ao motorista, chamado de XPILOT, que permite recursos como a troca automática de faixa.
Um dos sistemas da startup é o City NGP, um programa de piloto guiado por navegação lançado no ano passado. Ele permite que os carros mudem de faixa, acelerem ou desacelerem, façam ultrapassagens e até mesmo entrem e saiam de rodovias.
A princípio, o City NGP foi projetado para atuar apenas em rodovias, mas agora foi adaptado para o funcionamento em cidades.
Tesla já foi desbancada antes do Alibaba
No começo do mês passado, Warren Buffett fez a Tesla perder o cargo de maior vendedora de automóveis elétricos do mundo para a BYD, a montadora chinesa BYD que faz parte do portfólio da Berkshire Hathaway.
A asiática chinesa vendeu 641.350 veículos elétricos no primeiro semestre de 2022, um salto de quase 315% em relação ao mesmo período do ano passado.
Enquanto isso, a Tesla entregou 564.743 veículos em igual intervalo. Desse total, 254.695 automóveis foram vendidos no segundo trimestre de 2022, abaixo dos 310 mil enviados nos primeiros três meses deste ano.
A fabricante de Elon Musk afirmou que o desempenho precário entre abril e junho foi devido à escassez de semicondutores e aos bloqueios em Xangai devido à covid-19, que impactaram a produção e a cadeia de suprimentos da Tesla na China.
Os problemas no piloto automático da Tesla
Para completar a sequência de problemas no piloto automático da Tesla, a montadora de Elon Musk recentemente perdeu um de seus principais funcionários, o líder de inteligência artificial (IA) e piloto automático, Andrej Karpathy.
A saída de Karpathy não foi a única na equipe do piloto automático da Tesla. No fim do mês passado, a empresa fechou o escritório na Califórnia e demitiu 229 funcionários para cortar custos.
A unidade era a maior a equipe maior de piloto automático da empresa e era responsável por melhorar a tecnologia e os sistemas de assistência ao motorista.
Vale destacar que, apesar das promessas do CEO, até agora, a Tesla não conseguiu colocar no mercado veículos efetivamente autônomos.
Os modelos atuais de piloto automático da empresa fornecem recursos de assistência ao motorista, como assistência na manutenção da faixa e navegação automatizada.
“Hoje, o piloto automático aumenta a segurança e a conveniência de dirigir, mas o objetivo da equipe é desenvolver e implantar a ‘Autodireção Completa’ em nossa frota de milhões de carros em rápido crescimento”, disse Karpathy.
*Com informações de CNBC