🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

troca de cadeiras

Bolsonaro tira Joaquim Silva e Luna da presidência da Petrobras, diz revista

Nome mais cotado para assumir o lugar do general no comando da Petrobras é Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura

Presidente da Petrobras, General Joaquim Silva e Luna, ao lado do presidente Jair Bolsonaro
General Joaquim Silva e Luna ao lado do presidente Jair BolsonaroImagem: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro decidiu tirar o general Joaquim Silva e Luna da presidência da Petrobras, de acordo com a revista Veja e o jornal O Globo. O anúncio deve ser feito ainda nesta segunda-feira (28).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo os dois veículos, o nome mais cotado para assumir o comando da Petrobras é Adriano Pires, atual diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura. Pires atua como consultor de empresas do setor de energia elétrica, petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Silva e Luna já teria sido avisado da demissão.

Se confirmada, a saída do general acontece em meio a uma alta generalizada nos preços dos combustíveis que tem provocado reclamações do presidente Bolsonaro. No passado recente, declarações de Bolsonaro levantaram temores de uma interferência estatal - e artificial - nos preços, atitude mal vista pelos acionistas da companhia.

Nas últimas semanas, no entanto, Bolsonaro reiterou repetidas vezes que não poderia interferir na Petrobras. Na quinta-feira passada (24), Bolsonaro disse que "como a Petrobras tem dinheiro na bolsa lá de fora, não pode ter interferência".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A troca teria sido definida no mesmo dia em que Milton Ribeiro pediu demissão do comando do Ministério da Educação. A saída de Ribeiro acontece após denúncias de favorecimentos financeiros, por desvios de recursos do Ministério da Educação (MEC), para pastores aliados ao governo.

Leia Também

POR DENTRO DO NEGÓCIO

Cheque bilionário do Itaú (ITUB4) para a Eztec (EZTC3) deve impactar mercado de escritórios em São Paulo

PISOU NO FREIO

A maré virou para os bancões? Safra corta preço-alvo de Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Ainda vale apostar em alguma dessas ações?

Ações da Petrobras fecham em queda

As ações da petroleira já operavam no vermelho nesta segunda-feira, puxadas pela queda do preço do petróleo. O contrato do barril de petróleo Brent, usado como referência pela Petrobras, caiu 6,71% hoje, cotado na Intercontinental Exchange (ICE) a US$ 109,49.

Os papéis ON e PN (PETR3 e PETR4) fecharam em queda de 2,97% e 2,41%, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
dividedos renda maio caixa seguridade cxse3 petrobras petr4 17 de setembro de 2026 - 18:34
Fachada loja Natura 17 de setembro de 2026 - 18:24
Gráfico de ações e sacolas de compras para representar empresas do varejo 17 de setembro de 2026 - 18:00
Fachada da Raia, da RD Saúde (RADL3). 16 de setembro de 2026 - 12:01
Celular com logo Nubank 16 de setembro de 2026 - 10:44
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 15 de setembro de 2026 - 19:26
Logo da companhia JBS, ao fundo céu azul e árvores espelhados na fachada do prédio 15 de setembro de 2026 - 19:14
Weg (WEGE3) 15 de setembro de 2026 - 17:52
Em um fundo com cifrões caindo do céu, o símbolo da Vivo aparece no centro da imagem 14 de setembro de 2026 - 19:10
Vale 14 de setembro de 2026 - 18:31
Touro amarelo com investidor em cima dele em direção para o alto, representando um bull market do Ibovespa e da bolsa brasileira 14 de setembro de 2026 - 17:58
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar a temporada de balanços de bancos Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Santander Brasil (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3). 14 de setembro de 2026 - 16:32
Montagem ilustrativa mostra Cleusa Maria segurando um bolo em primeiro plano, diante do interior de uma loja da Sodiê Doces. Ao fundo são vistos vitrines de doces, mesas, cadeiras, decoração com balões e a identidade visual da marca. A composição foi criada digitalmente e não corresponde a uma fotografia única de uma situação real. 14 de setembro de 2026 - 7:07
Logo do Banco BRB 13 de setembro de 2026 - 15:44
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar