Site icon Seu Dinheiro

Bank of America analisa engajamento do público com redes sociais da Natura (NTCO3) e encontra indícios preocupantes; veja o que diz o estudo

Frasco de perfume com logo da Natura

Frasco de perfume com logo da Natura

As redes sociais estão longe de ser uma ciência exata. Quem trabalha com jornalismo e produção de conteúdo na internet vive isso no dia a dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Às vezes você tem certeza que um assunto vai pegar na audiência, mas os números de acessos, curtidas e compartilhamentos não fazem nem cócegas. Em outras, um assunto importante, mas sem pretensão de engajamento segura as pontas e garante o leitinho das crianças no fim do dia.

Quando isso envolve vendas, porém, a estratégia de redes pode ser decisiva para um bom – ou mau – resultado.

BofA vê erosão da marca Natura

Tudo isso para dizer que o Bank of America (BofA) esmiuçou o engajamento do público de internet com a Natura (NTCO3). E não gostou do que viu.

De acordo com os autores do estudo, a Natura concentra 39% das vendas no setor de cosméticos. Entretanto, a fatia de curtidas em publicações da Natura no Instagram representa 27% do total quando confrontada com o engajamento obtido por suas concorrentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na avaliação dos analistas do BofA, a discrepância de 12 pontos porcentuais entre fatia de mercado e engajamento em redes sociais sugere a erosão do valor da marca e do poder de precificação.

“As lacunas são particularmente preocupantes, dada a escala das redes de vendas diretas da Natura”, afirmam eles.

Avon não conseguiu capitalizar grandes campanhas

Mais preocupante que o desempenho da Natura em si é o da Avon Brasil, segundo o estudo.

Os níveis de engajamento da Avon observados pelos analistas indicam que a empresa comprada pela Natura em janeiro do ano passado foi incapaz de capitalizar com as grandes campanhas de marketing realizadas em 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ações em questão foram o patrocínio do programa Big Brother Brasil e a campanha olímpica em torno de Marta, a craque da seleção brasileira de futebol feminino.

Embora ambos os eventos tenham gerado picos de seguidores e conteúdo de aprovação, escrevem os analistas, a Avon não conseguiu manter os níveis de engajamento nas mensagens subsequentes. Para piorar, o engajamento atual com a marca Avon no Instagram encontra-se está abaixo dos níveis anteriores às ações de marketing.

O Boticário aproveita melhor as redes

Os analistas do BofA chegaram à conclusão de que O Boticário tira melhor proveito de suas redes sociais do que a Natura e a Avon.

Embora os dados do Euromonitor sugiram que a Natura seja 56% maior do que O Boticário em termos de vendas, as marcas d’O Boticário superam as da Natura na proporção de dois para um em termos de seguidores no Instagram e usuários ativos de aplicativos consumidores, afirmam os autores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O relatório ressalta que o volume de publicações nas redes das empresas é bastante semelhante. Além disso, prossegue, o aplicativo de venda direta d’O Boticário também é mais utilizado do que os da Natura e da Avon.

Apesar dos sinais de deterioração da marca e dos desafios para os próximos meses, os analistas do BofA mantêm recomendação neutra para NTCO3.

Exit mobile version