ATENÇÃO: A matéria publicada anteriormente estava fora de contexto. Na primeira versão, o Estadão Conteúdo havia afirmado que o presidente Jair Bolsonaro teria dito que "o Brasil passa fome". No entanto, a frase dita por ele foi: "o mundo, sem o Brasil, passa fome".
Segue nova versão do texto:
O presidente Jair Bolsonaro (PL) reforçou neste sábado (27), durante ato em Vitória da Conquista (BA), o convite para a manifestação de 7 de setembro.
"No próximo dia 7, todos nas ruas. Todos de verde e amarelo. Vamos mostrar ao mundo que estamos unidos no mesmo ideal", disse.
Anteriormente, a reportagem havia afirmado erroneamente que o presidente dissera que "o Brasil passa fome". Bolsonaro, no entanto, afirmou que "o mundo, sem o Brasil, passa fome".
"Passamos momentos difíceis com a pandemia e a guerra, mas o Brasil emergiu. Hoje os números da economia são os melhores do mundo. Hoje, cada vez mais, o mundo olha para nós. O mundo, sem o Brasil, passa fome", disseç.
Na sexta-feira (26), em entrevista a um podcast sobre fisiculturismo, o presidente disse que no País "fome para valer não existe da forma como é falado".
Na ocasião, ele também acusou quem diz o contrário de "vender mentiras".
"Se for em qualquer padaria aqui, não tem ninguém ali pedindo para você comprar um pão para ele", afirmou.
De acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, a fome atinge 33 milhões de pessoas no Brasil - o maior número desde o início da década de 1990.
Aceno ao Nordeste
No evento em Vitória da Conquista, Bolsonaro aproveitou para abordar algumas de suas pautas tradicionais, como ser contra o aborto e contra o que ele chama de "ideologia de gênero". Além disso, acenou ao eleitorado nordestino, que atualmente aparece majoritariamente como apoiador de Lula.
"É uma satisfação estar aqui no meu Nordeste, ao lado de vocês", disse.
O presidente aproveitou também para atacar o candidato petista, afirmando que ele seria o "candidato da Globo".