Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
JÁ VIMOS ESSE FILME ANTES…

Outra pandemia vem aí? Varíola dos macacos se espalha e OMS declara emergência internacional de saúde

Anúncio sobre a doença foi feito neste sábado pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom; Brasil já tem mais de 600 casos

Presença do vírus da varíola dos macacos em seres humanos já foi confirmada em 75 países. Imagem: yuri.samoilov.online

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública de interesse internacional por causa da disseminação da chamada varíola dos macacos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom, durante entrevista coletiva concedida em Genebra, onde fica a sede da OMS.

“Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional”, explicou o diretor-geral da OMS.

Não há consenso na OMS sobre a varíola dos macacos

Não houve consenso entre os membros do Comitê de Emergência da OMS. Mesmo assim, Adhanom decidiu ir adiante com a declaração.

Trata-se da quinta vez em dez anos que a OMS emergência internacional de saúde. Entretanto, esta é a primeira vez em que isso ocorre sem um consenso

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Adhanom, a rápida disseminação do vírus pelo mundo aumenta o risco de disseminação internacional.

Leia Também

GUERRA DO VAREJO

Taxa das blusinhas: CNI vai ao STF contra decisão de Lula de zerar imposto sobre compras de até US$ 50

GUIA DOS VESTIBULANDOS

Primeira fase da Unesp de Inverno é amanhã; veja que horas fecham os portões e outras informações importantes antes do vestibular

Outra preocupação expressada por Tedros Adhanom diz respeito ao potencial do vírus de interferir em viagens de um país para outro, como ocorreu com a covid-19.

No entanto, a OMS considera o risco baixo no momento.

O que é a varíola dos macacos

A varíola dos macacos é causada por um vírus e transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O contato pode se dar por meio de:

  • abraços;
  • beijos;
  • relações sexuais; ou
  • secreções respiratórias.

A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo infectado.

Casos da doença

Há um mês, havia 3.040 casos confirmados de varíola dos macacos em 47 diferentes países.

Atualmente, há mais de 16 mil casos relatados em 75 países, com cinco mortes, disse Adhanom.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil soma atualmente 607 casos, segundo dados do Ministério da Saúde. Com isso, o Brasil figura entre os dez países com maior incidência da doença.

A maior parte dos casos (592) foi registrada em Estados da região Sudeste, sendo 438 em São Paulo.

*Com informações da Agência Brasil e da CNN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
22 de maio de 2026 - 16:42
O Ministro da Fazenda, Dario Durigan 22 de maio de 2026 - 12:10
mega-sena 30 anos 22 de maio de 2026 - 11:11
quina 7031 Lotofácil 3691 e Dia de Sorte 1216 22 de maio de 2026 - 8:48
virada cultural 2026 (1) 22 de maio de 2026 - 7:10
Montagem com condomínios e dinheiro 21 de maio de 2026 - 19:15
21 de maio de 2026 - 17:54
tesla cybertruck 21 de maio de 2026 - 10:39
Lotofácil 3690 Quina 7030 21 de maio de 2026 - 8:37
21 de maio de 2026 - 7:45
A Keeta é a marca internacional da gigante Meituan, líder no mercado de entregas na China 20 de maio de 2026 - 18:00
brinquedos estrela (1) 20 de maio de 2026 - 14:53
estrela brinquedos (1) 20 de maio de 2026 - 12:07
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia