Economia dos EUA em perigo? O aviso foi dado: uma recessão pode estar próxima e você precisa se preparar, diz ex-secretário do Tesouro
Larry Summers alerta que a crise pode chegar nos próximos dois anos, e ele não é o único a fazer o aviso

O ex-secretário do Tesouro e consultor econômico de governos democratas, Larry Summers, deu o alerta: “acho que quando a inflação está tão alta e o desemprego tão baixo, quase sempre isso é seguido por recessão”, disse em entrevista para a CNN Internacional que vai ao ar neste domingo (12).
Ele ainda completou dizendo acreditar que a crise chegará dentro dos próximos dois anos. Summers afirmou também que os Estados Unidos precisam estar preparados quando isso acontecer, em uma opinião contrária à da atual secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, de que não há nenhum fator que sugira recessão econômica.
Qual é o futuro da inflação global?
Para o ex-secretário, o rumo da alta dos preços depende de Putin, do futuro da guerra na Ucrânia e das cotações internacionais do petróleo. “Há um risco de que a inflação aumente ainda mais, e não acho que seja provável retroceder rapidamente”.
Ele disse ainda que as projeções do Federal Reserve (Fed, o BC norte-americano) são muito otimistas e defendeu a retirada de tarifas de importação sobre produtos chineses para não aumentar o custo de matérias-primas para os produtores americanos.
Summers não é o único, veja outras personalidades que já alertaram para o risco de recessão nos EUA
Em uma conferência na última semana, o CEO do JP Morgan, Jamie Dimon, fez um alerta: "um furacão econômico está se formando nos Estados Unidos”. Segundo o executivo, a economia do país enfrenta incertezas porque os estímulos sem precedentes despejados durante a pandemia continuam a desempenhar um papel relevante.
O chefe do maior banco norte-americano ainda deixou claro: você precisa se preparar. Em uma publicação na nossa página do Instagram, nós revelamos mais detalhes sobre o alerta vermelho emitido por Dimon.
Leia Também
Clique a seguir e descubra quais as dicas que ele dá para quem quer se planejar para o que pode estar por vir.
Aproveite para nos seguir por lá (basta clicar aqui). Assim, você terá acesso exclusivo a insights de investimento (em cripto, ações, renda fixa e fundos imobiliários), análises de mercado decisivas para o seu patrimônio e a opinião dos principais analistas de investimento do país consultados pelos nossos repórteres especiais.
Ver essa foto no Instagram
Mas não foi só Jamie Dimon que expressou preocupação com a economia global na última semana. O homem mais rico do mundo, Elon Musk, também afirmou que está com maus pressentimentos sobre o assunto.
Por isso, o CEO da Tesla quer demitir 10% dos funcionários da empresa e ordenou: “parem de contratar no mundo inteiro”. As informações são da agência de notícias Reuters, que obteve um e-mail interno enviado por Musk.
Para saber mais detalhes, veja a publicação a seguir que fizemos em nossa página do Instagram (aproveite para nos seguir por lá, basta clicar aqui) e descubra se esse pode ser um indício de uma crise da companhia. Se preferir, pode continuar lendo para descobrir por que Elon Musk está perdendo rios de dinheiro nos últimos meses.
B3 WEEK 2026
Copom amanhã: quanto você pagaria para apostar na decisão? Mercado de previsões entra no radar do investidor brasileiro; entenda como funciona
15 de setembro de 2026 - 19:14B3 WEEK 2026
“Recolocar o Brasil nos trilhos não é tão difícil assim”, diz economista-chefe do Bradesco. O que precisa acontecer para a bolsa brasileira finalmente decolar?
15 de setembro de 2026 - 18:22PREJUÍZO NO RADAR
Greve da Caixa Econômica pode afetar o seu bolso: entenda como se proteger dos riscos se você vai comprar um imóvel
15 de setembro de 2026 - 15:36NOVAS REGRAS
Motoristas ganham prazo extra para dirigir com a CNH vencida; entenda a nova regra
15 de setembro de 2026 - 13:13SEGURANÇA E ESTABILIDADE
Casa própria vale mais para a qualidade de vida do que viagens e lazer, mas exige cuidado para não virar pesadelo
15 de setembro de 2026 - 11:59MADAME SATÃ É FICHINHA
Oligarca ligado a Putin pagou parte da festa de casamento de filho de Trump nas Bahamas
15 de setembro de 2026 - 11:13SEM DAR PITI
Quem causar confusão em voos poderá pagar multa de até R$ 17 mil e ser proibido de voar; confira as novas regras da Anac
15 de setembro de 2026 - 10:41BENEFÍCIO OU PESADELO?
Divisão de 25% do lucro e escala 5×2: como uma rede de supermercados usa benefícios para atacar o maior desafio do setor
15 de setembro de 2026 - 10:20OLHO NO RELÓGIO
Caixa adia sorteio da Lotofácil da Independência, mas ele ainda ocorre hoje; prazo para apostas também muda
15 de setembro de 2026 - 6:57LCIs e LCAs
A crítica de André Esteves aos títulos isentos: ‘sou detentor, emito esses títulos, mas está simplesmente errado’
14 de setembro de 2026 - 19:15ALERTA DE PROMOÇÃO!
Leilão da Casas Bahia promete eletrodomésticos com até 75% de desconto; veja como participar
14 de setembro de 2026 - 14:55MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Oceano Atlântico bate recorde negativo em temporada de furacões — e a culpa é do El Niño
14 de setembro de 2026 - 14:06QUASE LÁ!
Prazo para disputar os R$ 300 milhões da Lotofácil da Independência se aproxima do fim; veja até que horas é possível apostar e quando será o sorteio
14 de setembro de 2026 - 9:09Conteúdo Market Makers
Pesquisa mostra Flávio Bolsonaro e Augusto Cury numericamente à frente de Lula no segundo turno; como investir neste cenário?
14 de setembro de 2026 - 9:00DESALECERAÇÃO DA IA
Dona do ChatGPT descarta IPO neste ano e executivos fazem alerta sobre IA: haverá um freio na tecnologia?
13 de setembro de 2026 - 18:03DEIXOU DE SER EXCLUSIVO
Venda de apartamentos de luxo despenca 53% em São Paulo. Quais os planos das incorporadoras para os super-ricos?
13 de setembro de 2026 - 14:35MAIS LIDAS DO SD
Palpites da IA para a Lotofácil da Independência, risco de calote no Tesouro Direto e loja de luxo da JHSF: o que bombou nesta semana
13 de setembro de 2026 - 11:32É BOM SABER
Todos os números da Lotofácil da Independência: veja os resultados e as dezenas que mais saíram na história
13 de setembro de 2026 - 10:29PERÍODO ÚMIDO