A morte da rainha Elizabeth II na tarde de quinta-feira (8) comoveu pessoas do mundo inteiro. Afinal, aos 96 anos, a monarca foi a mais longeva do Reino Unido.
Com um reinado de 70 anos, a rainha era um grande ícone de estabilidade — e sua morte traz em pauta inúmeras dúvidas sobre as futuras mudanças na região, especialmente no que diz respeito às notas de libra esterlina.
O que acontece com as libras esterlinas?
Isso porque a moeda oficial dos países do Reino Unido possui estampada a imagem de Elizabeth II. Então, agora que seu filho, Charles III, assumirá como rei, o que acontecerá com as notas?
De acordo com o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), as cédulas atuais de libras com a imagem da rainha seguirão tendo valor legal.
Porém, a autoridade monetária informou que, em breve, serão anunciados novos planos para as notas.
Reunião do BoE adiada após falecimento da Rainha Elizabeth
O Banco da Inglaterra (BoE) decidiu adiar a decisão de política monetária que estava marcada para acontecer na próxima quinta-feira (15), em um sinal de respeito ao luto pela morte da rainha Elizabeth.
Desse modo, a nova data fixada para a reunião foi dia 22 de setembro.
"À luz do período de luto nacional que agora se observa no Reino Unido, a reunião de setembro de 2022 do Comitê de Política Monetária foi adiada por um período de uma semana", anunciou o BoE, em publicação no Twitter.
*Com informações do Estadão Conteúdo