Site icon Seu Dinheiro

Apenas um candidato à Presidência tem motivos para comemorar a última pesquisa BTG/FSB

Lula, Bolsonaro, Ciro e Simone

Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet

Somente um candidato à Presidência da República tem motivos para comemorar o resultado da mais recente edição da pesquisa do Instituto FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual. Estamos falando de Simone Tebet (MDB). Enquanto seus adversários oscilaram negativamente, ela foi a única candidata a crescer nas intenções de voto em primeiro turno. Nos cenários de segundo turno explorados no levantamento, a emedebista viu diminuir a desvantagem para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ultrapassou Jair Bolsonaro (PL), construindo sobre ele uma dianteira fora da margem de erro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Devagar com o andor

Entretanto, vamos devagar com o andor. Simone Tebet aparentemente foi a única a converter a participação no primeiro debate televisionado do atual ciclo eleitoral em uma melhora na intenção de voto.

Mas ela ainda precisaria crescer muito nas pesquisas para romper as posições solidificadas por Lula e Bolsonaro - e também por Ciro. E isso restando menos de um mês para o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022.

Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro no primeiro turno

Depois de ver sua vantagem sobre Bolsonaro passar de 9 para 7 pontos porcentuais, Lula está agora 8 pontos à frente do candidato à reeleição.

Lula oscilou de 43% para 42% na preferência dos eleitores. Bolsonaro caiu de 36% para 34%. Ciro, por sua vez, passou de 9% para 8% entre o levantamento anterior e o atual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já Simone Tebet, depois de muita dificuldade para firmar-se fora de uma faixa entre 2% e 3%, cresceu pela segunda semana seguida, chegando agora a 6%.

Série histórica - Intenção de voto estimulada

Lula vence em todos os cenários de segundo turno

O ex-presidente Lula segue favorito em todos as possibilidades de segundo turno exploradas pela sondagem BTG/FSB.

No cenário mais provável, contra Bolsonaro, Lula manteve 13 pontos porcentuais de vantagem. A diferença é que ambos cresceram um ponto porcentual em relação à semana anterior.

Se o tira-teima entre eles ocorresse hoje, Lula derrotaria Bolsonaro por 53% a 40%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Série histórica – Lula vs. Jair Bolsonaro

Vantagem de Lula sobre Ciro e Simone Tebet diminui

Já em relação a Ciro Gomes e Simone Tebet, a vantagem do petista diminuiu, mas segue confortável.

Diante de Ciro, a vantagem de Lula caiu de 15 para 11 pontos, para 46% a 35% agora.

Contra Simone Tebet, a liderança do petista caiu de 21 para 16 pontos, para 48% a 32% agora.

Série histórica – Lula vs. Simone Tebet

Bolsonaro também perde para Ciro Gomes e Simone Tebet

O cenário mais provável no momento continua sendo o de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, a pesquisa BTG traz simulações opondo Bolsonaro a Ciro e Simone.

E se as perspectivas para Bolsonaro em segundo turno já não eram boas, agora estão piores.

Além de perder para Lula, Bolsonaro também seria derrotado por Ciro Gomes e Simone Tebet.

A vantagem do pedetista sobre o atual presidente passou de 8 para 10 pontos porcentuais, chegando a agora a 49% a 39% em favor de Ciro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já Simone Tebet descolou do empate técnico e assumiu a liderança contra Bolsonaro.

Embora seja o cenário menos provável de segundo turno no momento, a emedebista abriu 6 pontos de vantagem sobre o atual presidente e o venceria por 46% a 40%.

Série histórica – Jair Bolsonaro vs. Simone Tebet

Como foi feita a pesquisa

Para elaborar a pesquisa encomendada pelo BTG, o Instituto FSB consultou 2 mil eleitores de todo o país entre 2 e 4 de setembro. As entrevistas foram conduzidas por telefone. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Veja também: Lula ou Bolsonaro — quem investe melhor?

Exit mobile version