🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA: 3 AULAS GRATUITAS – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

ELEIÇÕES 2022

Você tem medo de quê? Pesquisa mostra que os eleitores temem mais a reeleição de Bolsonaro – mas o fantasma do PT também assusta

Pesquisa Genial/Quaest soma-se a outras sondagens de acordo com as quais Lula tem chances de vencer Bolsonaro sem a necessidade de segundo turno

Cenário de terror com Bolsonaro como Drácula e PT como fantasma
Permanência de Bolsonaro é mais temida que a volta do PT ao poder, revela pesquisa Genial/Quaest. Imagem: Shutterstock / Site PT / Montagem Brenda Silva

O medo talvez seja o mais traiçoeiro entre os afetos humanos. E sobram exemplos de eleições decididas pela exploração dos medos dos eleitores. Você, por exemplo, tem mais medo que o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito ou que o Partido dos Trabalhadores (PT) volte ao Palácio do Planalto sob a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mais recente pesquisa de intenção de votos da Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, buscou uma resposta para essa pergunta. Ela concluiu que, no momento, os eleitores brasileiros têm mais medo da reeleição de Bolsonaro. Entretanto, parcela considerável do eleitorado ainda enxerga a volta do PT como uma assombração.

O medo em números

Em números, 52% dos entrevistados têm mais medo da continuidade do governo Bolsonaro, enquanto 35% temem mais a volta do PT.

Em uma sequência de tuítes sobre a pesquisa, Felipe Nunes, diretor da Quaest, nota que o pêndulo do medo é decidido pelos eleitores que não querem Lula nem Bolsonaro.

https://twitter.com/felipnunes/status/1534476654067818496

Embora 16% dos eleitores ‘nem-nem’ declarem ter medo tanto de um quanto do outro, 43% deles temem mais a reeleição de Bolsonaro. Nesse grupo de eleitores, 29% têm mais medo do retorno de Lula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Merecimento - ou não

Ainda de acordo com a pesquisa, 62% dizem que Bolsonaro não merece um segundo mandato e 36% avaliam que merece.

Leia Também

QUESTÕES POLÍTICAS

A Selic pode terminar 2027 em 9,75% ao ano… ou subir para 15,5% — e o que vai definir a taxa não é a economia

NOBEL CONTROVERSO

O médico que ganhou um Prêmio Nobel por fazer 12 furos no cérebro dos pacientes

Em relação a Lula, 43% consideram que o líder petista não merece voltar a ser presidente, enquanto 54% afirmam que merece.

Lula venceria em primeiro turno, sem necessidade de tira-teima com Bolsonaro

A pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje soma-se a outras sondagens de acordo com as quais Lula venceria em primeiro turno se a eleição presidencial fosse hoje.

A pesquisa estimulada mostra o líder petista com 46% das intenções de voto em primeiro turno. Bolsonaro vem em segundo, com 30%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A novidade principal é que a vantagem de Lula sobre seus concorrentes extrapola a margem de erro. A soma da declaração de voto em outros candidatos que não Lula chega a 41%.

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, Lula teria mais da metade dos votos válidos.

Lula x Bolsonaro no segundo turno

A Quaest também questionou os eleitores sobre um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Na disputa entre os dois, Lula venceria por 54% a 32%.

Ao comentar detalhes da pesquisa, porém, Felipe Nunes chamou a atenção para o voto tático.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a pesquisa, 27% dos eleitores de outros candidatos declararam-se dispostos a mudar o voto para Lula para evitar um segundo turno e tirar Bolsonaro.

https://twitter.com/felipnunes/status/1534476663244963845
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rei Harald V Noruega fortuna (1) 28 de agosto de 2026 - 10:28
feriado ponto facultativo folga 28 de agosto de 2026 - 5:30
cirurgia cerebral inteligência artificial IA (1) 27 de agosto de 2026 - 17:34
Logo da marca Apple em uma fachada de prédio 27 de agosto de 2026 - 11:44
Tesoura rosa corta a Selic, taxa básica de juros 27 de agosto de 2026 - 10:53
Pix 27 de agosto de 2026 - 9:59
Loterias batem na trave. Imagem mostra bilhetes da Lotofácil, da Quina, da +Milionária, da Dupla Sena, da Lotomania e da Super Sete saindo de dentro de uma bola de futebol. 27 de agosto de 2026 - 6:52
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 26 de agosto de 2026 - 19:53
market makers thiago salomão mercado financeiro mba 26 de agosto de 2026 - 19:33
26 de agosto de 2026 - 15:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar