Site icon Seu Dinheiro

Já viu esse filme antes? Varíola do macaco leva primeiro país na Europa a decretar quarentena obrigatória; saiba qual

Todos nós já vimos esse filme antes. Depois do confinamento provocado pela covid-19, o mundo se depara com a possibilidade real da volta da quarentena — só que agora provocada pela varíola do macaco

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E o primeiro passo nessa direção foi dado pela Bélgica, que se tornou o primeiro país a introduzir um isolamento obrigatório de 21 dias para pessoas com a doença.

As medidas obrigatórias da Bélgica aplicam-se apenas a pessoas com infecção confirmada. Os contatos próximos não precisam se auto-isolar, mas são incentivados a permanecer vigilantes, especialmente se estiverem em contato com pessoas vulneráveis.

Nesta segunda-feira (23), o país registrou quatro casos locais. Até sábado (21), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que havia 92 casos em 12 países e mais 28 casos suspeitos sob investigação. 

EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Alemanha, França, Itália, Espanha, Suécia, Bélgica, Portugal e Holanda têm casos confirmados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tem vacina pra varíola do macaco?

A varíola do macaco é uma doença rara causada por um vírus que faz parte da família da varíola — com sintomas que incluem erupções cutâneas, febre, dores de cabeça, dores musculares, inchaço e dor nas costas.

Embora normalmente menos grave que a varíola, os especialistas em saúde estão cada vez mais preocupados com um surto recente, que começou no início de maio, em países fora da África Central e Ocidental — onde geralmente a doença acontece. 

Embora a maioria dos casos de varíola seja leve e normalmente resolva dentro de duas a quatro semanas, atualmente não há um imunizante específico para a varíola do macaco. 

A vacina contra a varíola provou ser 85% eficaz na prevenção da infecção, e alguns países já começaram a estocar doses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seth Berkley, CEO da aliança global de vacinas Gavi, disse no Fórum Econômico Mundial de Davos que o novo surto, ocorrendo mesmo quando a pandemia de covid-19 ainda não acabou, é um alerta para as autoridades investirem mais recursos em doenças infecciosas. 

Reino Unido também isola

A Bélgica foi o primeiro país a adotar uma quarentena obrigatória para as pessoas infectadas pela varíola do macaco — mas não é o único a isolar os doentes.

O governo do Reino Unido pediu que aqueles que têm alto risco de contrair a doença devem se auto-isolar por 21 dias. 

A medida inclui contatos domésticos ou profissionais médicos que podem ter entrado em contato com uma pessoa contaminada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Varíola do macaco bate à porta

A Argentina está investigando o primeiro caso de varíola transmitida pelos macacos no país — esse é o primeiro caso relacionado à doença na América do Sul.

Um morador de Buenos Aires entrou em contato com o serviço de saúde local para comunicar que estava com sintomas compatíveis com o da varíola dos macacos e apresentava pequenas feridas em partes do corpo.

Segundo informações das autoridades de saúde argentinas, ele estava em viagem pela Espanha, um dos países da Europa que estão lidando com casos da doença. 

*Com informações da CNBC 

Exit mobile version