O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Especialista diz que é preciso considerar que, neste ano, o cenário pandêmico possibilitou abertura de lojas físicas, o que pode ter afetado as vendas online

Se o varejo contava com as promoções da Black Friday para impulsionar as vendas no comércio eletrônico neste final de 2022, é provável que haja frustração. Isto porque os dados de duas consultorias apontam que houve queda no faturamento na data em relação ao ano passado.
De acordo com análise da NielsenIQ|Ebit feita em parceria com a Bexs Pay, houve queda de 23% no faturamento bruto do e-commerce brasileiro em relação a 2021. Já o levantamento da Confi Neotrust, que contou com apoio da ClearSale, indica uma queda ainda maior, de 34,18% na mesma base de comparação.
A Nielsen destaca, no entanto, que se forem considerados os 25 dias de novembro, a queda no faturamento é de apenas 1% entre 2021 e 2022, o que apontaria estabilidade.
De acordo com o Head de e-commerce da NielsenIQ, Marcelo Osanai, é preciso levar em consideração que neste ano o cenário pandêmico está mais distante do isolamento e fechamento de comércios físicos do que nos anos anteriores.
“Ao considerarmos que a economia brasileira vive um momento desafiador e que em 2022 as lojas offline estão de volta, em peso, para competir com o e-commerce, é interessante perceber que a queda de -1% demonstra, na verdade, estabilidade. É como se o e-commerce, por ter uma força extra, se mantenha vivo e forte na data especial”, explicou.
No entanto, a NielsenIQ não publicou dados das vendas em lojas físicas na Black Friday, o que impede uma comparação mais detalhada.
Leia Também
Já nos cálculos da Confi Neotrust, a Black Friday fechou o dia com o faturamento em mais de R$ 3,1 bilhões, o que representa 34,18% a menos que no ano passado. O número de pedidos totalizou 4,7 milhões, um volume 28,24% menor que em 2021.
O levantamento considera o período de vendas de quinta-feira (24) às 0h00 até a sexta-feira (25), às 19h.
"Estamos vendo uma Black Friday bem fraca no e-commerce brasileiro, com resultados abaixo do ano anterior quando comparamos com o mesmo período. A queda tem atingido não somente o faturamento, mas também o número de pedidos vendidos e o ticket médio”, afirmou a responsável pela área de Inteligência da Confi Neotrust, Paulina Dias.
POLÍTICA MONETÁRIA
QUEM TRABALHA E QUEM FOLGA?
FAÇA O QUE EU DIGO...
BREJA NO VASCO?
Conteúdo SD Select
IRPF 2026
QUEBRANDO TUDO
PAGAMENTOS DO INSS
SINAL AMARELO
HAJA VIGILÂNCIA
DINHEIRO DE VOLTA
REFRIGERANTE SABOR FALÊNCIA
Conteúdo Empiricus
ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE
ATENÇÃO TRABALHADORES
Conteúdo Empiricus
CASO DE POLÍCIA
ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS
HAJA COINCIDÊNCIA
PROFECIA AUTORREALIZÁVEL