Site icon Seu Dinheiro

Acabou em pizza? Meta, dona do Facebook, fecha acordo para encerrar caso de dados vazados com a Cambridge Analytica

Mark Zuckerberg, dono do Facebook, em julgamento nos EUA.

Facebook fica de fora desta lista de melhores ações do mundo; saiba por quê.

A Meta, proprietária do Facebook, chegou a um acordo para encerrar uma ação movida por usuários da plataforma devido às práticas da empresa no caso de compartilhamento de dados com a Cambridge Analytica, de acordo com arquivos do processo judicial acessados nesta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As duas partes no caso apresentaram uma notificação conjunta na qual declaram que "a princípio chegaram a um acordo" e estavam pedindo um prazo de 60 dias para entregá-lo por escrito ao tribunal. Os termos do acordo não foram revelados.

De acordo com a Bloomberg News, a notificação do acordo foi feita antes de o presidente executivo da companhia, Mark Zuckerberg, ter de passar horas de questionamentos feitos por advogados que representam usuários. A diretora de operações, Sheryl Sandberg, também teria de testemunhar.

Facebook foi acusado de ter problemas de privacidade

Usuários do Facebook entraram com processo contra a empresa em 2018 após vir à tona a revelação de que uma empresa britânica ligada à campanha presidencial de Donald Trump de 2016, a Cambridge Analytica, teve acesso a dados de 87 milhões de pessoas que utilizam a rede social.

A acusação era de que os dados foram usados para influenciar os eleitores americanos a votar em Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo reportagem do jornal The Wall Street Journal, e-mails internos apresentados para reguladores do governo sugerem que o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, sabia dos problemas de privacidade da rede.

No ano seguinte, o Facebook foi multado em US$ 5 bilhões e as autoridades determinaram uma supervisão independente do tratamento de dados pessoais dos usuários da rede social.

O escândalo provocou evasão de usuários do Facebook, mas vale lembrar que a Meta é dona de outras redes sociais, como Instagram e WhatsApp.

No Brasil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública aplicou multa de R$ 6,6 milhões ao Facebook em 2019 por compartilhamento indevido de dados de usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações do Estadão Conteúdo

Leia também:

Exit mobile version