🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EM IA: PRIMEIRA AULA GRATUITA LIBERADA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

INQUILINOS X PROPRIETÁRIOS

A inflação do aluguel é bem menor do que você pensa, de acordo com um novo índice da FGV

Segundo o novo índice da instituição, o Ivar, quem mora de aluguel em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte viu os preços subirem 1,23% nos últimos doze meses, bem abaixo do IGP-M

Imagem: Shutterstock

Quem mora de aluguel certamente está assustado com a disparada do IGP-M, índice de referência para o reajuste dos contratos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, segundo um novo indicador criado pela Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) para calcular a variação nacional dos preços, a alta das prestações foi bem menor.

Os aluguéis residenciais ficaram 1,23% mais caros nos 12 meses terminados em janeiro, de acordo com o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar). Trata-se de um aumento bem menor que o do IGP-M, que subiu 16,91% no período, e também da alta de 10,38% do IPCA.

Em 2021, o Ivar fechou com queda de 0,61%, depois de ter subido 4,08% em 2020. 

No acumulado em 12 meses até janeiro, os aluguéis ficaram mais caros nas quatro capitais pesquisadas pelo novo índice da FGV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A taxa subiu 0,40% em São Paulo. No Rio de Janeiro, teve alta de 1,85%. Em Porto Alegre, saltou 0,84%. Em Belo Horizonte, avançou 3,69%.

Leia Também

ATENÇÃO, FARIA LIMERS!

Bicicletas elétricas e patinetes terão limite de velocidade em São Paulo; entenda as novas regras

ECLIPSE LUNAR QUASE TOTAL

96% da Lua vai desaparecer na madrugada e fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil; veja horários

Altas em janeiro

Em janeiro, a taxa acelerou em relação a dezembro e avançou 1,86% em janeiro, também com salto nas capitais apuradas.

Em São Paulo, o aluguel residencial subiu de 0,48% em dezembro para um salto de 2,45% em janeiro. 

Enquanto isso, no Rio, o índice passou de alta de 1,03% em dezembro para expansão de 1,30% em janeiro; em Belo Horizonte, passou de 1,17% para 2,08%; e, em Porto Alegre, de 0,43% para 1,06%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ivar

A FGV decidiu lançar o Ivar no mês passado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil.

O novo índice conta com informações dos contratos assinados entre locadores e locatários com a intermediação de empresas administradoras de imóveis.

Antes, a instituição reunia suas informações através de anúncios de imóveis residenciais para locação, e não os valores reais negociados, como faz agora.

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
El Niño aquecimento águas oceano 25 de agosto de 2026 - 10:50
Oscar 25 de agosto de 2026 - 10:18
Calendário BPC 2026 25 de agosto de 2026 - 5:08
china adia lançamento água na Lua (1) 24 de agosto de 2026 - 17:07
Casamento ente IA e humanos. 24 de agosto de 2026 - 16:15
simples nacional impostos pequenas empresas 24 de agosto de 2026 - 14:06
Notas de 20 e 50 reais sobre uma mesa preta e uma lâmpada em cima 24 de agosto de 2026 - 12:31
Empresário Vishal Garg 24 de agosto de 2026 - 12:30
castelo gótico Mark Zuckerberg 24 de agosto de 2026 - 10:29
Bilhetes da Mega-Sena e da +Milionária brincam de dança das cadeiras em clima de festa junina. 24 de agosto de 2026 - 6:44
dinheiro impostos tributo simples nacional pme empresas 24 de agosto de 2026 - 5:43
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 24 de agosto de 2026 - 5:06
trading day trade 23 de agosto de 2026 - 9:00
ETF GOLB11 ouro 22 de agosto de 2026 - 16:02
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar