Site icon Seu Dinheiro

‘Dividendos’ com criptomoeda: depois de subir 600% no ano passado, Cardano (ADA) dispara 37% na semana após a Coinbase permitir staking; saiba o que é, como fazer — e se vale a pena

Cardano (ADA)

Símbolo da criptomoeda Cardano (ADA).

Uma das maiores criptomoedas do mundo é destaque no mesmo dia em que o bitcoin (BTC) luta para se manter nos US$ 43 mil. Estamos falando da Cardano (ADA), que disparou 37,86% na semana e chegou a avançar quase 20% apenas nesta quinta-feira (24).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúncio de que a Coinbase, uma das maiores corretoras de criptomoedas (exchanges) do mundo, irá permitir o staking com a ADA animou os investidores hoje.

Como funciona o staking de criptomoedas

O staking (ou “participação”) é uma maneira de fortalecer a participação dos usuários da rede e uma forma mais sustentável de mineração de criptomoedas.

Enquanto a mineração por meio da proof-of-work (PoW, ou “prova de trabalho”) consome muita energia elétrica, como no caso do bitcoin, o proof-of-stake (PoS, ou “prova de participação”) é um método mais moderno, utilizado, principalmente, em criptomoedas ligadas às finanças descentralizadas (DeFis) e certificados digitais (NFTs).

Os geradores de novos blocos mostram suas criptomoedas na rede como “prova” de que possuem aquelas moedas. Em troca, a blockchain recompensa esses investidores com parte das novas criptos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E para receber?

Em outras palavras, a rede te paga para que você não negocie suas criptomoedas. Você pode calcular quanto deve receber com staking neste link dos próprios desenvolvedores do projeto.

No caso da Coinbase, o dinheiro será depositado diretamente na conta do cliente na exchange.

O usuário pode até mesmo escolher quanto ele quer deixar para o staking, mas serão cobradas taxas de corretagem que ainda não foram divulgadas pela exchange — mas, dado o histórico de cobrança das corretoras de cripto, tudo indica que será pela quantidade de ativos colocados à disposição para staking.

Como ele é utilizado

No entanto, o método de staking não serve apenas para validação de rede. Ele também é utilizado para limitar a volatilidade de uma criptomoeda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa ou laboratório — como os programadores gostam de chamar — pode se valer do staking para um projeto que ainda está no início. Dessa forma, a criptomoeda não oscila com possíveis rumores e consegue se solidificar no mercado.

Diferentemente do que ocorre com empresas, esses laboratórios não precisam dar lucro para pagar pelo staking. Vale lembrar que, no caso dos dividendos, a empresa não pode ter prejuízo, ou então o dinheiro para o acionista não vem — como foi o caso do IRB este ano.

Criptomoeda em foco: cardano vale mesmo assim?

Então, comprar cardano agora para receber os dividendos é uma boa escolha?

Mesmo com a substancial alta do dia, com a cardano saltando para os US$ 1,17, os analistas ouvidos pelo Seu Dinheiro acreditam que o projeto ainda “não mostrou a que veio”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ADA é muito parecida com o ethereum (ETH), a segunda maior criptomoeda do mundo, no quesito de ser uma plataforma para o desenvolvimento de aplicações em DeFi e NFTs.

Mas os desenvolvedores não entregaram todas as atualizações prometidas pelo projeto.

Cardano vs. outros projetos

O próprio fork de Alonzo demorou demais para chegar aos usuários, o que fez a cardano ficar para trás em relação a outros projetos como Solana (SOL) ou Polkadot (DOT), que dispararam 11.179,5% e 187,4% em 2021, respectivamente.

Justiça seja feita: no mesmo período, a cardano teve alta de 621,3%, mas ela não figura entre os projetos mais promissores de acordo com especialistas ouvidos pelo Seu Dinheiro no início do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você pode entender mais sobre a comparação entre esses projetos com o nosso Papo Cripto #011, com o especialista da Nord Research, Luiz Pedro Andrade de Oliveira:

Exit mobile version