A dinâmica própria estabelecida pelo Ibovespa nas últimas cinco sessões levou o principal índice da bolsa brasileira a um salto de quase 10% desde a sexta-feira da semana passada.
Nos últimos dias, o que tem garantido ao Ibovespa um descolamento dos mercados financeiros internacionais é a escalada dos preços do petróleo.
A commodity caminha para registrar os maiores ganhos semanais desde março na esteira dos planos de corte de produção pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
E se o Ibovespa avançou quase 10% nas últimas cinco sessões, a ação da 3R Petroleum (RRRP3) disparou 20% na última semana.
Enquanto isso, a cotação do petróleo do tipo Brent segue em alta nesta sexta-feira, mas o avanço é mais modesto do que nas sessões anteriores. E isso tem o potencial de submeter a dinâmica própria da bolsa brasileira a um teste hoje.
Lá fora, os principais mercados de ações amanheceram no vermelho, mas aos poucos passaram a operar mais perto da estabilidade. Em Wall Street, a expectativa diante dos números sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos em setembro dá o tom da cautela antes da abertura.
Por aqui, a propaganda eleitoral volta hoje ao rádio e à televisão e os institutos de pesquisa continuam divulgando seus primeiros levantamentos com vistas ao tira-teima entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) depois do primeiro turno.
Para ficar por dentro dos principais lances do mercado, acompanhe a cobertura do Seu Dinheiro.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
ELEIÇÕES
Lula cede espaço para Bolsonaro no Nordeste e perde 9 pontos, segundo pesquisa Genial/Quaest. O petista segue liderando as intenções de voto na região onde costumava ser líder absoluto nas pesquisas, mas o avanço do rival é um movimento significativo.
ELEIÇÕES II
Debates do segundo turno já têm data marcada. Saiba se Bolsonaro e Lula vão se enfrentar novamente. O petista e o atual presidente já têm cinco convites para participar de debates, mas só um deles confirmou presença por enquanto.
A FORÇA DO VENTO
Copel (CPLE6) desembolsa R$ 1,8 bilhão por complexos eólicos no Rio Grande do Norte. A empresa destaca que os dois complexos estão localizados em uma região considerada “uma das melhores do mundo para a geração de energia de fonte eólica”.
VEM SOL POR AÍ?
Depois de um frio fora de época, JP Morgan eleva preço-alvo das Lojas Renner (LREN3). Para o banco, os ventos contrários ao crescimento da varejista, em razão do prolongamento do frio em setembro, devem começar a perder força no terceiro trimestre.
UM PÉ NO TÚMULO
Fundo imobiliário MFII11 volta ao ramo de cemitérios com compra de participação em consórcio de serviços funerários. O FII detém 35% do Consórcio Cortel São Paulo, responsável pela gestão, operação, manutenção e exploração de 5 cemitérios na capital paulista.
MARKET MAKERS
Taxa de juros pode voltar a subir no Brasil, a depender da próxima política econômica. Roberto Dumas Damas e Paolo Di Sora foram os convidados do podcast no dia seguinte ao primeiro turno das eleições.
Uma boa sexta-feira para você!