O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu um novo processo seletivo para recenseadores e agentes censitários para o Censo Demográfico de 2022, que já está em andamento. As inscrições para o concurso vão até a próxima sexta-feira (16).
Ao todo, são mais de 8.231 vagas de emprego para várias regiões do país, sendo:
- 7.795 oportunidades para recenseador e;
- 435 para agentes censitários municipais ou supervisores.
A previsão é que o contrato de trabalho para recenseador — que tem como principal função realizar as entrevistas porta-a-porta — dure três meses e a remuneração é variável, dependendo da produtividade do trabalhador. A jornada de trabalho é de, no mínimo, 25 horas semanais.
Já o contrato para os agentes censitários — que atuam como orientadores dos recenseadores — deverá durar cinco meses, com salários de R$ 1.700 para supervisor e R$ 2.100 para municipal. Para esses trabalhadores, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais, ou seja, 8 horas por dia.
Quem pode se inscrever no concurso?
Qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade e ensino fundamental completo pode se participar do processo seletivo do concurso do IBGE.
A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, que nada mais é do que a escolaridade como critério de avaliação. Além disso, as candidaturas não tem taxa de inscrição.
Por fim, vale ressaltar que os interessados devem se aplicar até a próxima sexta-feira (16), no site do IBGE — acesse aqui.
LEIA TAMBÉM: O trabalho no modelo híbrido virou realidade para a maioria dos brasileiros, mas não resolveu todos os problemas
*Com informações de Agência Brasil